Comunidade do bairro Tanquinho em Jaguariúna é beneficiada com UBS, campus do curso de Medicina da UniFAJ

Comunidade do bairro Tanquinho em Jaguariúna é beneficiada com UBS, campus do curso de Medicina da UniFAJ

A UBS Lauro Zóia é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Jaguariúna e, além de atender a população local e região, será um espaço para a prática dos estudantes do curso de Medicina

Atendendo às orientações sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19, em uma cerimônia restrita e transmitida ao vivo pelas redes sociais, a Prefeitura de Jaguariúna e a UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna inauguraram a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tanquinho – Lauro Zóia, no dia 15 de junho.

Representando a instituição de ensino, esteve o diretor acadêmico, professor Flávio Pacetta. “Esta UBS, instalada oficialmente, no bairro Tanquinho dentro do prédio que abrigará o curso de Medicina da UniFAJ tem esse significado especial: num momento em que esta pandemia aflige nosso país, castiga nossa população e nossa economia, nós damos um passo à frente mostrando que a parceria e que os braços dados, ainda que virtualmente, rendem frutos positivos à população”, destacou.

A unidade faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Jaguariúna e vai beneficiar toda a população da cidade, além de motivar o ensino da prática aos estudantes de Medicina da UniFAJ. “Nós, com o apoio da municipalidade, dos professores, alunos, colaboradores, e da comunidade, conseguimos trazer para Jaguariúna um curso de Medicina com nota máxima pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Educação”, salientou o diretor.

Na ocasião, professor Flávio Pacetta reiterou a importância de trazer o curso de Medicina para o município. “Quero agradecer os principais destinatários disso tudo: a comunidade da cidade de Jaguariúna, em especial do bairro Tanquinho Velho e todo seu entorno. Estamos aqui há mais de 20 anos, fruto do sonho de muitos mas em especial de nosso Magnífico Reitor Professor Ricardo Jorge Tannus, e o campus de maior impacto em nossa economia, saúde e tecnologia, está justamente localizado aqui neste bairro. Tivemos as bênçãos de Deus de termos neste lugar sagrado que abrigou a proposta de um seminário – espaço de formação religiosa, agora um local de estudos na área médica para a cidade e região”, enfatizou.

Presente na cerimônia, a secretária municipal de saúde, Maria do Carmo, falou sobre o atendimento e suporte que a UBS dará à população dos bairros Tanquinho, Long Island e Haras Patente. “É com muita alegria que entregamos mais essa unidade básica de saúde. A população que antes tinha que se deslocar para outros bairros, agora vai ter o atendimento médico no seu bairro. É importante frisar também a importância da parceria ensino-serviço, a parceria da universidade com o serviço de saúde. Para o usuário, para os profissionais de saúde e para os alunos é um ganho, uma oportunidade e um orgulho”, disse Maria do Carmo.

Por fim, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, falou sobre a inauguração da sexta UBS de sua gestão. “Preocupação com as pessoas sempre em primeiro lugar. A unidade é uma parceria muito bem-sucedida com a UniFAJ e vai beneficiar toda a região do Tanquinho, o bairro mais antigo de nossa cidade. Isso demonstra o nosso carinho e cuidado com a saúde pública que é cuidar de gente, cuidar de vida”, conclui. 

Sobre a UBS – campus 6 da UniFAJ

A UBS Tanquinho tem sete salas de atendimento e conta, a partir de hoje, com serviços completos de diagnóstico, consulta, atendimento, acolhimento e fornecimento de remédios. A unidade traz conforto e saúde para a população dos bairros mais próximos com atendimentos médicos de clínico-geral, pediatra e ginecologista, além de enfermagem, injeções, vacinas, coleta de exames.

O nome da UBS Tanquinho é uma homenagem a Lauro Zóia, morador que cresceu no bairro Tanquinho e lá viveu até os seus 84 anos, quando faleceu. A família de Lauro Zóia esteve presente na inauguração da unidade e confirmou que a UBS no bairro era uma coisa esperada por todos os moradores há muitos anos.

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Com informações Prefeitura de Jaguariúna