Como identificar as melhores faculdades para estudar?

Como identificar as melhores faculdades para estudar?

Escolher a graduação já é uma escolha delicada…e a faculdade? Também não é uma decisão fácil!

Identificar qual curso superior que mais se encaixa com a sua aptidão é uma escolha importante e tem de ser muito bem pensada/analisada e que fará toda diferença no seu futuro!

Depois dessa decisão, você tem que tomar outra importante escolha:  instituição em que vai estudar!

Há muitos detalhes que precisam ser pensados e farão a diferença na sua formação e resultado do futuro profissional. Uma das questões que têm grande peso são: localização (tempo de ida e volta), educador, qualidade do ensino oferecido relacionados aos aspectos oficiais (como registro no MEC – Ministério da Educação), preferências pessoais (como o tamanho da estrutura oferecida), entre outros.

Vamos te ajudar com algumas dicas para você escolher a instituição que mais se adequa a sua preferência!!! Confira:

  • Autorização oficial

Importante pesquisar se é credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) para oferecer Educação Superior. Esse reconhecimento é de extrema importância e é necessário para a validade do diploma. Que por lei, deve ser renovado periodicamente.

Confira no site: http://emec.mec.gov.br

  • Qualidade do Ensino/ Envolvimentos em Projetos

Um dois pontos mais importante/essencial para a sua escolha é essa: Qualidade de ensino/envolvimento em projetos.

A metodologia que a instituição aplica, faz toda a diferença para o ensino do aluno. Pesquise: qual metodologia é aplicada, quantidade de aula prática/teórica, palestras da atualidade, visitas técnicas e participações de eventos que envolvem o seu curso.

Se liga na dica:

– Verifique se a instituição pratica a metodologia ativa – é um processo amplo que tem como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem.

Como o grupo da Unidas (UniFAJ, UniMAX, FAAGROH e UniJÁ) que tem essa metodologia diferenciada. Os alunos aprendem com o novo modelo de ensino: EDUCAR, que tem por finalidade atender as necessidades de ensino da atualidade, possui parceria com o Google For Education, com objetivo de desenvolver uma educação baseada em um currículo integrado por competências e aprendizado por projetos que estão relacionados às reais necessidades do mercado.

Aula prática: faz toda diferença aprender na prática!

Projetos: importante saber o envolvimento, porque fará diferença na sua experiência. Sim, mesmo que você ainda não atue na profissão, terá essa vivência que na teoria não teria com tanta excelência.

  • Educadores qualificados

É interessante pesquisar o currículo Lattes do professor, quanto titulação: de Especialização, Mestrado e Doutorado. E quão são envolvidos no mercado de trabalho e projetos.

Essa qualificação fará grande diferença na qualidade do ensino.

Confira no site: http://lattes.cnpq.br

Qualidade das instalações/Tamanho da Instituição

Outra dica é visitar e conhecer a infraestrutura da instituição desde a sala de aula, laboratórios, equipamentos (condições atuais) e biblioteca, que farão parte do seu dia a dia, como conforto, limpeza, iluminação, acessibilidade e até o atendimento! Atendimento que também fará grande diferença e importância para que possa resolver várias questões do seu curso.

É importante lembrar também de verificar em relação à tecnologia, o quanto a instituição está buscando melhoria.

Com relação ao tamanho da instituição a dica é: analise o tamanho, o que a universidade proporciona e o aproveitamento do espaço. Não adianta ser grande e não tem uma boa utilização, não é mesmo? Fique ligado!

Localização da instituição

Analise se a universidade fica muito longe da sua casa, sempre pense: tempo de trânsito. Até porque implica muito na sua qualidade de vida e consequentemente na qualidade do seu estudo.

Se liga na dica:

Imagine o seu dia a dia e se programe. Isso é gestão de tempo!

Pesquisa o transporte público que for precisar usar, ou até mesmo se a universidade proporciona estacionamento e o quanto terá que investir com esses detalhes.

Preço da mensalidade

Em primeiro lugar, lembre-se: “estudo é o único conhecimento que ninguém pode te tirar! ”

Então, investir em uma instituição de ensino participar é uma escolha importante para o seu futuro!

Se liga na dica:

Coloque na balança os diferenciais que ela te proporcionará e o quanto vai te preparar para o mercado de trabalho. Não adianta escolher uma universidade que “é mais barata”, porque você sabe, aquele velho ditado…ainda pode ser seguido na atualidade: “o barato sai caro…sempre!”

Busque também as facilidades de pagamentos: descontos pagando até o quinto dia útil, bolsa de estudos, participação do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Avaliação pessoal

Por fim, avalie o clima da instituição, quais programas estudantis disponibiliza e também os benefícios em ser aluno. Pesquise as redes sociais e compare: se a propaganda condiz com o que preza no dia a dia.

Interessante: ao ir na instituição, faça aquela pesquisa com os alunos do curso!!!

Ainda tem dúvida, vamos te ajudar!

Temos todos esses requisitos que você está procurando!

Conheça um pouco mais as instituições do grupo Unidas na lista abaixo:

UniMAX

Site: https://www.faculdademax.edu.br

Fan Page: https://www.facebook.com/unimaxoficial/

Instagram: @unimaxoficial

UniFAJ

Site: https://www.faj.br/

Fan Page: https://www.facebook.com/unifajoficial/

Instagram: @unifajoficial

FAAGROH

Site: http://faagroh.edu.br/

Fan Page: https://www.facebook.com/faagroh/

Instagram: @faagroh

EADUniFAJ

Site: http://eadunifaj.com.br/

Fan Page: https://www.facebook.com/EADUniFAJ/

Instagram: @eadunifaj

 

Texto: Claudia Shirano – Social Mídia em UniMAX – Graduada em Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Marketing (pós-graduação na Unicamp).