Como construir uma carreira de sucesso?

Como construir uma carreira de sucesso?

Confira a jornada profissional e pessoal da alumni de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniFAJ), DAIANA DANIELA DE FREITAS MEDEIROS, e entenda o que é preciso para evoluir na carreira de forma concreta e constante

 

Uma carreira de sucesso e sólida não surge da noite para o dia. É preciso muito empenho, persistência, perseverança e, sobretudo, é importante prosseguir DECIDIDAMENTE rumo à meta.

A alumni de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniFAJ), DAIANA DANIELA DE FREITAS MEDEIROS, descobriu isso bem cedo, venceu desafio a desafio, construindo tijolo por tijolo sua profissão de modo próspero e contínuo.

E parafraseando o cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha, nós do Grupo UniEduK vamos “Contar e contar e contar a beleza dessa eterna aprendiz”. Acompanhe!

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Daiana desenvolveu, durante toda a sua carreira, um processo permanente de aperfeiçoamento dos seus conhecimentos para desempenhar cada dia melhor suas competências e habilidades profissionais, buscando excelência no serviço prestado.

“Quando terminei o colegial [atual Ensino Médio], já tinha o objetivo de trabalhar na área da saúde por ter afinidade com ciências biológicas. Assim que tive oportunidade, ingressei em um curso de auxiliar de enfermagem e já arrumei um emprego em um hospital. Confesso que foi um grande passo na minha carreira”, revela a alumni.

FRASE 1_olho-materia_1 (1)

TÉCNICA EM ENFERMAGEM

Daiana não parou por aí. Ela tinha latente dentro de si a necessidade de aprender sempre mais e em seguida realizou o curso de técnico de enfermagem.  “Acredito que a autonomia seja um passo importante para a trajetória da construção de uma profissão, e com a minha não foi diferente. Comecei a trabalhar desde cedo na enfermagem em um hospital psiquiátrico, onde desenvolvi a carreira com o primeiro cargo de Atendente de Enfermagem, e foram os últimos profissionais registrados com essa categoria”, diz.

Três anos depois do primeiro emprego, ela já estava formada como Técnica de Enfermagem. “Sempre busquei outros horizontes na profissão, foi então que arrumei um segundo emprego em hospital clínico e foi o momento importante para eu decidir continuar a estudar”, destaca Daiana.

Daiana (à direito) em ambiente de trabalho com colegas de profissão

Daiana (à direito) em ambiente de trabalho com colegas de profissão

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

“Trabalhar na área da saúde sempre foi um sonho para mim desde criança, e começar a trabalhar cedo nesta área foi decisivo para realizar um sonho de exercer a enfermagem”, relembra a ex-aluna.

Quando ingressou na graduação em enfermagem, Daiana já trabalhava há oito anos em hospital, como técnica de enfermagem. “Com o tempo e experiência decidi fazer algo que pudesse melhorar e contribuir com a assistência e evoluir na minha profissão. Tive muito apoio e paciência da minha família, pois naquele momento foi decisivo e difícil, pois estudava e trabalhava. Quem trabalha e estuda conhece essas dificuldades”, salienta.

FRASE 2_olho-materia_2 (1)

  •         A ESCOLHA DO MENTOR

A indicação de alguns colegas que estudaram na UniFAJ ajudou na decisão, mas Daiana afirma que a determinante para sua escolha foi a grade curricular e o horário de aula compatível com o seu trabalho. “E outro ponto fundamental foram os locais de estágio, porque teria a oportunidade de estudar nos principais centros de saúde como Unicamp, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, principais unidades básicas de saúde de Campinas, Jaguariúna e região”, ressalta.

Cursar Enfermagem na UniFAJ mudou a vida de Daiana. “Foi com o passar dos dias, compartilhando experiências com os professores e pessoas da área que tive a certeza que se tratava de uma profissão extremamente importante no contexto da saúde, mas que enfrentava diversos desafios relacionados a carga horária, salário, autonomia profissional, entre outros. Mesmo diante desses desafios, tive a certeza que fiz a escolha certa. Essa decisão me fez compreender melhor a vida de uma forma holística. A motivação em continuar na enfermagem foi a minha grande conquista”, considera.  

A alumni (em pé à direita) com colegas do curso de Enfermagem na UniFAJ

A alumni (em pé à direita) com colegas do curso de Enfermagem na UniFAJ

  •         OS BENEFÍCIOS DA GRADUAÇÃO

A enfermeira comenta que em toda sua jornada, vivenciou muitas situações e emoções, que despertaram nela o tipo de profissional e pessoa que queria ser e também o que não queria ser. “Todo exemplo e experiência vivida foi aprendizado”, acrescenta.

Durante a graduação, ela participou da iniciação científica que segundo a bacharel em Enfermagem foi uma experiência muito gratificante em que pode perceber ainda mais a importância de continuar estudando e pesquisando.

“Um ano depois de me formar, com muita gratidão, pedi demissão após 15 anos do meu primeiro emprego, porém, já estava empregada em uma outra instituição de longa permanência de idosos, foi meu primeiro emprego como Enfermeira! ”, lembra Daiana.  

E ela completa: “Consegui desenvolver um bom trabalho, fiquei reconhecida como profissional e foi o que abriu várias oportunidades dentre elas, como professora-supervisora de estágio em enfermagem. Assumi uma coordenação de Enfermagem em outra instituição, onde precisei atualizar todo o processo assistencial com embasamento legal e científico. Depois, dei um outro passo, fui aprovada em um concurso público, era um grande sonho para mim trabalhar no SUS, onde estou até hoje por quase 10 anos! ”, comenta.

FRASE 3_olho-materia_3

PÓS-GRADUAÇÃO

Como dissemos, DAIANA DANIELA DE FREITAS MEDEIROS é uma eterna aprendiz e sabe muito bem que o aprendizado contínuo é uma das condições essenciais para o sucesso.

Após a conclusão da faculdade, ela já fez mais três pós-graduações: Enfermagem do Trabalho; MBA Gestão e Serviços de Saúde e; Enfermagem em Terapia Intensiva no Instituto Albert Einstein, que ela considera a realização de outro grande sonho. “Lá pude conhecer todos os melhores protocolos de níveis internacionais, toda tecnologia e inovação de saúde de alta qualidade, conheci grandes centros de assistência em São Paulo, e claro conheci muita gente que é referência na assistência”, enaltece.

Tudo isso ainda não foi suficiente para o espírito voraz e com sede de conhecimento como o da alumni da UniFAJ. “E como não consigo parar de investir em estudo, atualmente estou cursando uma outra pós-graduação em Saúde Pública”, fala.

Daiana com um grupo de colegas da pós-graduação no Instituto Albert Einsten

Daiana com um grupo de colegas da pós-graduação no Instituto Albert Einsten

O FINAL!?

A egressa da UniFAJ atua como Enfermeira há nove anos e atualmente trabalha no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos em Mogi Guaçu.

Entre os principais desafios da sua carreira, ela enumera três: gestão de conflitos; conquista reconhecimento e; a busca por formação de qualidade, habilidade e competência. “A enfermagem é a base de qualquer instituição de saúde, e isso ficou muito claro durante essa pandemia, e mediante toda essa situação, eu espero muito que a enfermagem seja reconhecida e respeitada, pois todo o processo de cuidar é uma arte, que requer muita dedicação e estudo”, deseja.  

Apesar de todos os percalços do caminho, Daiana é muito grata ao que viveu. “Tive muitos momentos difíceis como pessoas difíceis, aperto financeiro, cansaço, medo de não conseguir, mas, também tive muitos momentos bons, histórias lindas de pacientes, colegas… Agradeço primeiro a Deus e a minha família por todo o apoio que tive e tenho. Momentos bons foram vividos e momentos difíceis também foram vividos e superados. Hoje olho para traz e vejo toda minha trajetória desenhada por 23 anos de assistência de Enfermagem. E se fosse possível começaria tudo de novo!!!”, confessa.

Por fim, ela recomenda àqueles que querem seguir Enfermagem. “Estudar enfermagem é desenvolver muitas habilidades como raciocínio rápido em situações sob estresse, trabalhar o seu lado emocional, desenvolver senso crítico para melhor gestão de pessoas e conflitos. Enfermagem é apaixonante porque você consegue desenvolver um cuidado humanizado mesmo diante de poucos recursos até altas tecnologias”, conclui.

FRASE 4_olho-materia_4

Confira outras histórias de alumnis de sucesso:

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)