Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Comitês Norteadores dos ODS do Grupo UniEduK iniciam atividades

    Docentes e alunos de vários cursos participaram do lançamento dos Comitês Norteadores os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, foram apresentados o funcionamento dos Comitê, detalhes sobre os ODS e os Princípios Universais que pautam o Pacto Global da ONU
    ODS_04
    As atividades dos Comitês Norteadores dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – foram lançadas oficialmente em reunião online com os alunos e docentes que se inscreveram voluntariamente para participar dos três grupos: Direitos Humanos e Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. 
    Primeiramente, a Professora Me. Vivianne Delgado, responsável pelo TOM Acadêmico, apresentou informações sobre o funcionamento dos Comitês bem como detalhes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Princípios Universais que pautam o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). De fato, esses temas são os pilares para o funcionamento dos Comitês Norteadores que são pontos focais para os cursos (gestores, orientadores, docentes e alunos) com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de projetos socioculturais e ambientais. 
    Por isso, cada Comitê Norteador dos ODS se reunirá mensalmente com o intuito de acompanhar as atividades e discussões das temáticas desenvolvidas. E ao final do semestre apresentarão relatório com os projetos apoiados e desenvolvidos ao longo do período. 
    Dessa forma, os Comitês foram organizados em grupos: 

    • Direitos Humanos e Trabalho: Projetos relacionados à reflexão e troca de experiências sobre os desafios na integração de direitos humanos no dia a dia;
    • Meio Ambiente: Projetos vinculados às práticas sustentáveis e promoção do uso eficiente dos recursos ambientais e;
    • Anticorrupção: Projetos vinculados ao compliance, boa governança e transparência, entendimento dos riscos e das oportunidades no combate à corrupção através da cultura de integridade.

    A professora do curso de Enfermagem, Carla Silveira, é uma das que integram o grupo Anticorrupção e conta o que despertou seu interesse em participar do Comitê Norteador dos ODS.Me interessei, pois eu acredito que temos um compromisso social com o país e planeta, baseados nas ODS e no Pacto Global da ONU”, destaca. 
    Em seguida, ela revela suas expectativas em relação às ações do Comitê. “Minha maior expectativa é melhorarmos a partir de nós mesmos (comunidade acadêmica), nossos processos e relacionamentos de trabalho. Ou seja, qualificar as condições de trabalho e educação dentro da IES [Instituição de Ensino Superior]. Além, é claro, de deixar um legado de aprendizado aos nossos estudantes”, salienta. 
    Além disso, Carla comenta sobre a contribuição do profissional de sua área ao Comitê. “O profissional de Enfermagem tem um conhecimento generalizado do ser humano, sua saúde, suas necessidades. E toda instituição, seja ela de ensino ou não, só existe se houver seres humanos saudáveis física e mentalmente”, diz. 
    Por outro lado, o estudante de Farmácia, Denis de Sousa Carmona, que compõe o grupo de Direitos Humanos e Trabalho, também fala como surgiu sua vontade de participar do Comitê. “Durante os semestres anteriores, tive contato com os ODS através da APS [Atividade Prática Supervisionada] e me interessei bastante! Gostei de relaciona- lós com o meu dia a dia acadêmico. O comitê se alinhou perfeitamente com isso”, ressalta. “Espero que as ações do comitê apresentem uma perspectiva interdisciplinar ao assunto e para o cotidiano de todos”, complementa. 
    Por fim, ele destaca a contribuição que pode dar ao Comitê. “Como estudante de Farmácia, procuro servir como ponte para que temas como acesso à saúde e bem-estar, igualdade de gênero, redução da desigualdades, consumo e produção sustentáveis sejam trabalhados no universo farmacêutico. Sendo que o grande papel é transmitir a informação para o benefício da comunidade”, conclui Denis. 
     
    Confira os integrantes de cada Comitê Norteador dos ODS

    • Comitê de Direitos Humanos e Trabalho
    Valéria Bastelli Docente Pedagogia
    Eliza Marcia Oliveira Lippe Docente Ciências Contábeis
    Geraldo Delgado Docente Engenharia de Produção
    Svetlana V. Biletsky Docente Direito
    Carla Borges Docente Administração
    Denis de Souza Carmona Aluno Farmácia
    Regina Maringoni Docente Pedagogia
    Matheus Oliveira Aluno Engenharia de Produção
    Adriana A Carneiro Rosa Docente Arquitetura e Urbanismo
    Isabela Domingo Mattar Aluno Medicina


    • Comitê Meio Ambiente
    Vinicius Malvezzi Benatti Aluno Eng. Agronômica
    Paulo Sérgio Granato Docente Administração
    Clenio Pedro Casarin Docente Administração
    Danusa Charneski Aluna Medicina
    Bárbara Menegon Aluna Tecnólogo em Gestão da Qualidade
    Elena Furlan da França Docente Arquitetura e Urbanismo
    Fernanda Buga Docente Arquitetura e Urbanismo
    Tatiane de Fatima Rosa Aluno Engenharia de Produção
    Leticia Cristina Souza de Araujo Aluno Engenharia de Produção

     

    • Comitê Anticorrupção
    Carla Silveira Docente Enfermagem
    Edison Batista Docente Administração
    Rogério Gomes Docente Administração
    Eduardo Leite Alumni Direito
    Raphael Tannus Docente Direito

     
    Vestibular Continuado
    O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.
    Inscreva-se! – Vestibular Continuado
     
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

    Skip to content