CIM e Farmácia-Escola da UniFAJ permite que o aluno exerça estágio e participe de aulas práticas

Em cada atendimento realizado na UBS – Unidade Básica de Saúde da Roseira de Baixo por meio da Farmácia-Escola, na cidade de Jaguariúna ou no blog CIM (Centro de Informações sobre Medicamentos) UniFAJ, os alunos colocam na prática todo o conhecimento compartilhado no dia a dia de seu curso de graduação.

Durante as conversas com os pacientes, os alunos instruem o público sobre modos de armazenamento de remédios, os melhores horários para tomar a medicação e onde é possível descartar medicamentos não mais utilizáveis ou vencidos.

Atualmente o CIM e a Farmácia-Escola são um campo de estágio obrigatório e não obrigatório. Há possibilidade de realizar pesquisa (TCC e PIC). Os dados e indicadores do projeto são discutidos em sala de aula. Segundo a docente responsável pelo CIM e pela Farmácia-Escola, Michelle Pedroza, muitos os procuram porque primam pela informação e querem saber como realizar um tratamento correto e seguro. “Se está correta a forma que estão administrando os medicamentos. Para que assim possam ter uma adesão melhor ao tratamento farmacoterapêutico”, explica.

Além de toda a dedicação no atendimento presencial (segunda e quarta-feira na Interclínicas UniFAJ), os alunos também gerencia o blog CIM UniFAJ, no qual são publicados conteúdos sobre a área, onde também realizam atendimentos online todos os dias.