Ciências Contábeis promove ação social “IMPOSTO DE RENDA 2016”

Ciências Contábeis promove ação social “IMPOSTO DE RENDA 2016”

A Faculdade de Jaguariúna – FAJ, com o intuito de prestar serviço de utilidade pública, promoveu de 12 a 16 de abril o evento: “IMPOSTO DE RENDA FAJ 2016: Orientações, Palestras, Plantão de Dúvidas e Destinação Solidária”. O projeto que aconteceu por meio da coordenação do curso de Ciências Contábeis e seus alunos busca orientar, auxiliar e prestar assessoria a população sobre a declaração do imposto de renda, entre outros assuntos.

O serviço teve início no dia 12 de abril com a palestra do CRC/SP dedicada aos alunos de Ciências Contábeis. Na quarta-feira, 13, o projeto apresentou o tema ” IMPOSTO DE RENDA 2016: Legislação, novas regras e principais aspectos”. O evento aconteceu no Campus 1, e foi ministrado pelos especialistas, Luis Antonio Lacerda Garcia – Auditor Fiscal, Wilson Nakaiama – Delegado Adjunto da DRF e Marcio Ferraz – NAF – Delegacia Receita Federal de Campinas.

No dia 14 ocorreu o treinamento em laboratório sobre o preenchimento da Declaração no programa do Imposto de Renda para os alunos de Contábeis que orientaram e preencheram as declarações.

Já na tarde de sexta-feira, 15, a FAJ apresentou o tema “Educação Fiscal para crianças e adolescentes”, aos alunos do AJJA – Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes, também no Campus 1.

Além das palestras o serviço IMPOSTO DE RENDA FAJ 2016 promoveu um plantão de dúvidas no dia 15 e 16, oferecendo atendimento gratuito à população, totalizando 162 atendimentos, além do lançamento do Núcleo de Apoio Fiscal – FAJ (NAF) que prestou serviços ao contribuinte em parceria com a Receita Federal. Para o atendimento do plantão de dúvidas a FAJ arrecadou cerca de 50 kg de alimentos, que serão destinados às entidades assistenciais da cidade.

De acordo com o coordenador do curso, o serviço proporcionou aos alunos a oportunidade de colocar em prática a teoria vista em sala de aula, ter contato direto com os servidores da Receita Federal e prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas e sociedades civis sem fins lucrativos.

“O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) nos permitiu atender a comunidade em geral, prestando serviços gratuitos através de nossos alunos a pessoas físicas de baixa renda com pendências no CPF, imposto de renda, entre outros problemas junto ao Fisco”, explica o coordenador de Contábeis da FAJ, Anderson de Barros Silva.

Ainda segundo Barros, o objetivo foi disponibilizar um posto de atendimento, que permitiu atender às necessidades de um público que não tem acesso aos serviços especializados de um contador ou consultor.