Ciclo de Empreendedorismo da UniFAJ atrai cerca de 40 empresários da região e resulta em vivência prática para os alunos

Ciclo de Empreendedorismo da UniFAJ atrai cerca de 40 empresários da região e resulta em vivência prática para os alunos
Por Marina Lopes

 

Entre os dias 22 e 25 de maio, a UniFAJ promoveu, no Campus I, o Ciclo de Empreendedorismo, evento coordenado pela Escola de Negócios e alunos do curso de Administração.

No primeiro dia aconteceu duas conversas abertas, uma de manhã com o foco em alunos do ensino médio das escolas de Jaguariúna e uma a noite, para os alunos de graduação de Ciências Contábeis e Administração. Ambas as conversas tiveram como tema “Jovem: empregabilidade e empreendedorismo”, reunindo profissionais da área de negócios como, João Rodrigues dos Santos (Empresário, Alumni UniFAJ e Presidente da Associação Comercial de Jaguariúna), Matheus Sampaio (Gerente de TI da Ypê), Alex Marracci Schiroky (Diretor de TI da Compasso), Flávia Rubisntein (Alumni e Analista Comportamental), entre outros profissionais.

No dia 23, ocorreram duas atividades, dentre elas  Jogada Social, ministrada pelo docente Rogério Gomes, em que os alunos do curso de administração do 7º semestre desenvolveram jogos de negócio e aplicaram nos alunos do ensino médio da Escola Estadual Júlia Calhau de Jaguariúna.

A segunda atividade foi promovida pelos alunos de Marketing, em que desenvolveram e apresentaram a repaginação da cervejaria Toca da Mangava, localizada em Campinas.

Para finalizar, no dia 25 promoveram o evento – Fomentadora de Negócio, no qual são convidados diversos empresários e empreendedores da região para mostrar o Clube Fomento, idealizado a partir da Fomentadora com o objetivo de gerar netwoking para micro e pequenos empresários da região.

De quarta a sexta o evento também contou com o carro SEBRAE Móvel (escritório sobre rodas), que desenvolveu duas oficinas, uma sobre Fluxo de Caixa e a outra com o tema Ganhe Mercado, com presença de 50 pessoas entre empresários e alunos.

“O saldo foi super positivo, a gente fez mais um Ciclo mostrando a interação que a gente tem junto ao mundo empresarial; que é tão importante para a Escola de Negócios, para trazermos casos reais e discussões. E cada vez mais o Ciclo está se firmando como uma atividade da cidade, envolvendo SEBRAE, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), SENAI, Secretaria de Desenvolvimento, Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Jaguariúna, Associação Comercial de Jaguariúna, entre outras que estão sempre junto com a agente, trazendo os empresários para dentro do Centro Universitário, permitindo o estudo de casos casos em salas de aula, para que possam aprender na prática como funciona esse mundo empresarial e organizacional”, finaliza o docente, Coordenador do curso de Administração da UniFAJ e Coordenador da Escola de Negócios, Rogério Gomes.