Centro Universitário de Jaguariúna lança curso Técnico em Meio Ambiente

Centro Universitário de Jaguariúna lança curso Técnico em Meio Ambiente

Ao todo são oferecidas 120 vagas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. O curso é destinado a quem está cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou já o tenha concluído

 

A UniFAJ – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba (Grupo UniEduK) também oferece, agora, o curso técnico em Meio Ambiente na modalidade presencial. Ao todo são 120 vagas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. O curso é destinado a quem está cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou já o tenha concluído.

Com duração mínima de 18 meses (1200 horas), o curso técnico em Meio Ambiente prepara o estudante para atuar em áreas como estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos; aterros sanitários; empresas prestadoras de serviços; cooperativas e associações etc.

Ao final do curso, o habilitado em Técnico em Meio Ambiente estará apto a propor medidas para minimizar impactos e recuperar ambientes já degradados; controlar e identificar o potencial poluidor de processos produtivos; gerenciar e monitorar os processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambiental em estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos e executar análises físico-químicas e microbiológicas.

O profissional formado pela UniFAJ também será capaz de avaliar as intervenções antrópicas e utilizar tecnologias de prevenção, correção e monitoramento ambiental; realizar levantamentos e campanhas de monitoramento e educação ambiental; identificar tecnologias apropriadas para o processo de produção racional e cuidados com o meio ambiente; operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos; executar análises de controle de qualidade ambiental, entre outros.

A partir do eixo tecnológico Meio Ambiente e Saúde, o estudante estudará disciplinas relacionadas a Avaliação de Impactos Ambientais; Educação, Ambiente e Sociedade e Geotecnologias Ambientais.

A metodologia de ensino aplicada será no mesmo formato das aulas dos cursos de graduação do Centro Universitário que possui nota máxima no MEC e prioriza o aprendizado baseado nas habilidades e competências do aluno que se torna o protagonista do seu estudo.

O principal objetivo da UniFAJ é propiciar oportunidades educacionais para a população local e regional por meio de cursos de formação profissional e de requalificação para o trabalho a fim de aumentar as chances de sucesso pessoal e profissional do aluno. Para tanto, o Centro Universitário de Jaguariúna mantém-se atento não apenas às necessidades do mercado de trabalho, mas também às perspectivas futuras do país, dos empresários e dos profissionais da área de modo a atender a demanda por profissionais capacitados a ingressar no mercado de trabalho exigente, qualificado e desafiador.

Os interessados já podem acessar o site da UniFAJ (www.faj.br) e realizar a inscrição. Para matrícula, não é necessário realizar qualquer tipo de prova, apenas preencher os requisitos obrigatórios e apresentar os documentos necessários. O valor da mensalidade é de R$265,42 (parcelamento em 24 vezes). 

 

REQUISITOS DE ACESSO

A matrícula no curso Técnico em Meio Ambiente se destina aos candidatos egressos do Ensino Médio ou candidatos que estejam cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio.

 

Documentação necessária:

✔ Requerimento de matrícula;

✔ Cédula de Identidade (cópia simples);

✔ Documento Militar para o candidato entre 18 e 45 anos (cópia simples);

✔ Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada) e;

✔ Declaração da Escola comprovando que o aluno está cursando a escolaridade mínima exigida (original).

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO

A UniFAJ está no mercado há mais de 20 anos ofertando cursos de graduação, pós-graduação, MBA, extensão e especialização, na modalidade presencial e a distância.

Com notas máximas no MEC, os cursos levam como filosofia o ensino na prática, priorizando em sua metodologia o protagonismo dos estudantes e desta forma, oferecendo ao mercado de trabalho, profissionais solucionadores de problemas complexos, criativos, aptos para atuarem em diversas áreas dentro de sua formação, entre outras características.

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)