Biblioteca Digital Mundial traz rico acervo gratuito para consulta na rede

Por Bruno Felisbino
A Biblioteca Digital Mundial reúne um rico acervo iconográfico e multilíngue voltado sobretudo às referências literárias, históricas e geográficas que constituem, em diversos museus e coleções particulares, o patrimônio artístico e cultural da humanidade.

Disponibilizado gratuitamente on-line, traz informações em diferentes plataformas do conhecimento, como manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos.

O conjunto de conteúdos é bastante diverso, contendo desde mapas antigos de localidades diversas, até fotografias de povos ameríndios, entre muitos outros itens. Cada dado é acompanhado por extensa referência bibliográfica.

No site, as referências podem ser facilmente pesquisadas por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte, ou também podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. As atualizações mais recentes estão listadas na própria home.
Um mapa mundi possibilita ainda a navegação por região geográfica. Outra ferramenta disponível é uma linha do tempo para localização por período histórico.

Desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA, o acervo conta com a contribuição de instituições parceiras sediadas em muitos países diferentes. Importante salientar que o conteúdo apresentado não é traduzido, sendo disponibilizado de acordo com a origem da fonte.

Os responsáveis pela BDM afirmam que a Biblioteca é, sobretudo, destinada a investigadores, professores e alunos; mas a importância desse site vai muito além do incentivo ao estudo para as novas gerações que vivem num mundo audiovisual.

Todo este conteúdo está disponível na rede através do site.