Bem-estar animal é tema do seminário de alunos de Medicina Veterinária

Bem-estar animal é tema do seminário de alunos de Medicina Veterinária

Os alunos do curso de Medicina Veterinária apresentaram diversos seminários voltados ao bem-estar animal, durante a disciplina de Metodologias Ativas, coordenada pelo docente André Cintra.

A aula, que aconteceu dia 14 de setembro, teve como proposta uma visita in loco dos alunos a diversas propriedades de criação de Bovinos de Corte, Bovinos de Leite, Ovinos, Caprinos, Aves de Corte, Aves de Postura, Suínos e Cães/Gatos, onde os estudantes conversaram com os proprietários e tratadores do local e conheceram os métodos de criação e bem-estar dos animais.

O projeto foi trabalhado em cima da chamada Cinco Liberdades, que se constitui em oferecer parâmetros específicos para o cuidado com o animal. Esses parâmetros se baseiam em Livres de Fome e Sede; Livre de Dor, Lesões e Doenças; Livre de Medo e Estresse; Livre de Desconforto e Livre para Expressar seu Comportamento Natural.

Segundo o docente responsável pela matéria, professor André, a proposta trouxe benefícios importantes para o aluno, como a iniciativa de entender como se constrói uma boa vivência para o animal. “Outro [benefício] foi o senso crítico em relação ao observado na propriedade e às diretrizes do que é bem-estar animal, à luz da legislação brasileira (ainda muito incipiente nessa questão) e à luz das cinco liberdades”, finaliza.

Foi possível observar que os estudantes se empenharam na elaboração do seminário e em absorver a importância do tema proposto, o bem-estar animal, conforme aponta o professor. “A imensa maioria dos alunos se dedica com afinco à elaboração do seminário e compreensão do que realmente é bem-estar animal e porque isso é importante para os animais e para o homem”, felicita.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful