Análise de determinação de nitrogênio e proteína bruta é tema de aula prática de nutrição

Análise de determinação de nitrogênio e proteína bruta é tema de aula prática de nutrição

O docente Dag Mendonça lima, que comanda a disciplina de análise de alimentos esteve junto ao 3° semestre do curso de nutrição, dia 20 de março, no laboratório de alimentos da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) para realizar a análise de determinação de nitrogênio e proteína bruta pelo método de Kjedahl.

O princípio do método consiste na transformação do nitrogênio das substâncias nitrogenadas, por ebulição com ácido sulfúrico concentrado e catalisadores em sulfato de amônio. Este foi tratado com hidróxido de sódio em excesso, liberando a amônia sob a forma de hidróxido de amônio que foi destilado e recolhido em ácido bórico. O nitrogênio foi então determinado por titulação com ácido clorídrico padronizado ao vermelho de metila. A determinação de nitrogênio foi feita em três etapas, a de incineração da amostra por via úmida, liberação da amônia por adição de hidróxido de sódio, e titulação da amônia por via direta ou indireta.

Na primeira etapa, os componentes da amostra foram oxidados a gás carbônico e a água por ação do ácido sulfúrico. O nitrogênio presente de origem orgânica é convertido à amônia. Usou-se o catalisador para acelerar o processo.

Na segunda etapa, a amostra foi transferida para um aparelho de destilação onde acrescentou-se um excesso de hidróxido de sódio. A amônia que em meio ácido estava sob a forma de (NH4)2SO4 e que não é volátil, passa à NH3. Podendo então ser destilada e recolhida em solução ácida (ácido bórico). Na terceira etapa foi feita a titulação com o ácido clorídrico, padronizado previamente.

O cálculo foi feito sabendo-se que o número de equivalentes do ácido consumido é igual ao número de equivalentes da amônia. Portanto, neste método, a matéria orgânica é digerida em meio fortemente ácido e na presença de catalisador, sendo o nitrogênio orgânico fixado sob a forma de sulfato de amônia, sendo possível sua contabilização.

 

PAUTA 4 PAUTA 4.2 PAUTA 4.1