Aula Magna de Farmácia aborda tratamento e combate ao mosquito da dengue

Aula Magna de Farmácia aborda tratamento e combate ao mosquito da dengue

No último dia 13 de abril a Faculdade de Jaguariúna realizou uma Aula Magna do curso de Farmácia, organizada pelo coordenador André Rennó e pela professora Renata Carnevale. O evento apresentou uma vídeo aula ministrada pela Doutora Amouni Mourad que abordou o tema “Tratamento para os Farmacêuticos com Combate a Dengue”.

O vídeo que foi produzido no início desse ano pelo Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo – CRF apresentou diversos conceitos sobre as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Além da dengue a aula teve como foco a doença chicungunha que também é transmitida pelo mosquito da dengue. Os sintomas da febre chicungunha são característicos de uma virose, e portanto, inespecíficos. Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele.

“É interessante ressaltar que, diferentemente da dengue, doença viral transmitida pelos mesmos mosquitos vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano”, explicou a Doutora.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 32 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .