Atividade prática de Reconhecimento é aplicada a alunos de Engenharia de Produção

Atividade prática de Reconhecimento é aplicada a alunos de Engenharia de Produção

Na aula de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Vivianne Delgado, os alunos de Engenharia de Produção do 7º semestre da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna foram desafiados a demonstrarem interesse genuíno pela equipe de apoio da IES e pelos plantonistas do Hospital-Escola Veterinário (HEV) como uma atividade prática de Reconhecimento. A ação consistiu em os alunos desenvolverem e sentirem o que representa o conceito de interesse genuíno e o quanto isso impacta nos líderes e liderados, abordando o conceito dentro da Filosofia de Gestão, idealizada por Marcio Fernandes.

“O objetivo era demonstrar gratidão as equipes de apoio da faculdade, mas por fim eles que acabaram mudando o meu dia!”, revelou a aluna Isabella Stafochi. Já Adriano Soares, da equipe que agiu com os plantonistas do HEV, comentou a reação de um dos colaboradores do local. “Ele nos agradeceu e disse ter ficado surpreso pelo nosso ato de reconhecimento, que não é comum haver esse interesse e nós da Engenharia de Produção tivemos esse gesto de ir até eles e fazer o reconhecimento, finalizou nos dando parabéns!”. Adriano também  relacionou a atividade com os conceitos envolvidos. “Sabemos que esses atos praticados com a devida frequência no dia-a-dia, podem trazer muitos benefícios para ambas as partes. Atitudes como essas,tornam o ambiente mais humanizado e leve.”

“Segundo Fred Kofman, 15% da motivação de um colaborador está  relacionada ao salário e benefícios. Já os demais, 85%, correspondem aos motivos pelos quais a pessoa se empenha em seu trabalho. Essa parte é aquela que muitas vezes está oculta, se trata do respeito, do cuidado, integridade, realização, senso de pertencimento e um propósito nobre. Os colaboradores se comprometem de fato quando seus líderes demonstram preocupação verdadeira, buscando promover um ambiente de trabalho não apenas voltado para produtividade, mas também, para conexões e bem-estar pessoal.” Trecho de Imersão Filosofia de Gestão na Prática – Material do Participante, Thutor, set/2018.