Estudantes de Fisioterapia da UniFAJ realizam atendimentos à Instituições Beneficentes

Estudantes de Fisioterapia da UniFAJ realizam atendimentos à Instituições Beneficentes

Os estudantes de Fisioterapia do Centro Universitário de Jaguariúna fazem atendimentos semanais na instituição beneficente, como o Centro Dia do Idoso de Jaguariúna – CDI. Com o objetivo de possibilitar a socialização dos alunos com os idosos e incentivar a promoção e educação em saúde, a ação busca desenvolver e exercitar habilidades motoras e intelectuais, além de incentivar também a afetividade por meio do acolhimento, estimulando a convivência e interação entre os idosos e colaboradores, neste caso do CDI.

“No Centro Dia do Idoso (CDI) o aluno aprimora a sua prática fisioterapêutica através das experiências vividas com os idosos que são semi dependentes e cm a equipe multidisciplinar que eles possuem. Todas as condutas aplicadas e desenvolvidas no estágio precisam ser lúdicas e funcionais para a promoção da qualiddae de vida e epara prevenção de quedas desses idosos. assim o aluno tem o seu senso crítico estimulado em todas as sessões, o que leva ao bom desenvolvimento das suas competências e habilidades, deixando o aluno preparado para o mercado de trabalho”, conta a aluna Ranieri Mozer Xavier.

A atividade é realizada dentro da disciplina Estágio de Promoção e Educação em Saúde e Integração profissional, que é ministrada pela docente  Patrícia Albuquerque.

Durante os atendimentos, o discente também promove a melhora da qualidade de vida, o incentivo à prática de atividades para melhora do equilíbrio, que favoreçam a prevenção contra quedas e que os motivem e encorajem ao desenvolvimento de habilidades, por meio de dança, exercícios específicos e do desenvolvimento de atividades lúdicas.