Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Assessor Jurídico do CRMV ministra palestra para alunos de Medicina Veterinária da FAJ

    Alunos de Medicina Veterinária da FAJ assistiram à palestra ministrada pelo Assessor Jurídico do CRMVSP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo), Dr. Fausto Pagioli Faleiros, na última terça-feira, 09, no anfiteatro do campus II. O evento que abordou o tema “Responsabilidades do RT” contou com a participação de todos os semestres do curso de Medicina Veterinária e ocorreu nos períodos matutino e noturno.
    Temas como gestão eficiente, proteção jurídica, responsabilidades civil, criminal e administrativa deram o enfoque à palestra.
    Segundo o Dr. Fausto, a FAJ abriu os olhos dos alunos de forma antecipada. “Apresentar uma aula que discute tais conceitos é muito importante para o estudante de medicina veterinária”, comentou o Assessor.
    Responsável por 12 mil processos da entidade, dentre execuções fiscais, mandados de segurança, ações trabalhistas e outros de naturezas diversas, atuando diretamente nos de maior relevância, Dr. Fausto também é responsável pela consultoria preventiva de todos os assuntos jurídicos, em matérias como direito licitatório, contratual, trabalhista, improbidade administrativa e cível em geral.
    “Os veterinários muitas vezes se distanciam dessas questões legais. Eles estão mais preocupados em ter conhecimento técnico do que buscar outros conhecimentos. Mas é fundamental ter ciência da responsabilidade civil, da responsabilidade administrativa e criminal, porque isso impacta no trabalho deles. Ter ciência de procedimentos que podem minorar essas responsabilidades é essencial”, destaca Dr. Fausto.
    O evento também contou com a presença do coordenador do curso de Medicina Veterinária da FAJ, Prof. Dr. Rogério Cury, que reiterou a importância do tema abordado estar presente dentro da sala de aula. “Os alunos da FAJ têm na grade do seu curso disciplinas que abordam esse tema, que trata de toda a legislação veterinária que é emanada pelo Conselho de Medicina Veterinária. Resta ao aluno conseguir interagir conhecimento com outras atividades da veterinária. Entender que isso é muito importante e que não se trata de apenas aprender a clinicar, operar e atender animais. É necessário ter conhecimento de suas obrigações legais como profissional e cidadão”, ressalta Prof. Rogério. A aluna do 1° semestre de veterinária, Daiana Faria, que está iniciando os seus estudos na FAJ, mostrou interesse sobre o assunto e diz que irá pesquisar mais sobre suas responsabilidades legais. “Nós temos que conhecer a lei e nossas responsabilidades como profissional, pois é necessário ter ética para atuar. Eu pesquisarei mais a respeito, porque, querendo ou não, isso vai fazer parte da minha vida profissional até o fim”, finaliza a aluna.
    Após a palestra ouve sorteio de brindes e um bate papo com o palestrante Dr. Fausto, que respondeu perguntas dos alunos e professores.
    Por: Lucas Dal’ Bó
    Assessor de Marketing
    Faculdade de Jaguariúna
     
    [fancygallery id=”34″ album=”168″]

    Skip to content