Assessor Jurídico do CRMV ministra palestra para alunos de Medicina Veterinária da FAJ

Assessor Jurídico do CRMV ministra palestra para alunos de Medicina Veterinária da FAJ

Alunos de Medicina Veterinária da FAJ assistiram à palestra ministrada pelo Assessor Jurídico do CRMVSP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo), Dr. Fausto Pagioli Faleiros, na última terça-feira, 09, no anfiteatro do campus II. O evento que abordou o tema “Responsabilidades do RT” contou com a participação de todos os semestres do curso de Medicina Veterinária e ocorreu nos períodos matutino e noturno.

Temas como gestão eficiente, proteção jurídica, responsabilidades civil, criminal e administrativa deram o enfoque à palestra.

Segundo o Dr. Fausto, a FAJ abriu os olhos dos alunos de forma antecipada. “Apresentar uma aula que discute tais conceitos é muito importante para o estudante de medicina veterinária”, comentou o Assessor.

Responsável por 12 mil processos da entidade, dentre execuções fiscais, mandados de segurança, ações trabalhistas e outros de naturezas diversas, atuando diretamente nos de maior relevância, Dr. Fausto também é responsável pela consultoria preventiva de todos os assuntos jurídicos, em matérias como direito licitatório, contratual, trabalhista, improbidade administrativa e cível em geral.

“Os veterinários muitas vezes se distanciam dessas questões legais. Eles estão mais preocupados em ter conhecimento técnico do que buscar outros conhecimentos. Mas é fundamental ter ciência da responsabilidade civil, da responsabilidade administrativa e criminal, porque isso impacta no trabalho deles. Ter ciência de procedimentos que podem minorar essas responsabilidades é essencial”, destaca Dr. Fausto.

O evento também contou com a presença do coordenador do curso de Medicina Veterinária da FAJ, Prof. Dr. Rogério Cury, que reiterou a importância do tema abordado estar presente dentro da sala de aula. “Os alunos da FAJ têm na grade do seu curso disciplinas que abordam esse tema, que trata de toda a legislação veterinária que é emanada pelo Conselho de Medicina Veterinária. Resta ao aluno conseguir interagir conhecimento com outras atividades da veterinária. Entender que isso é muito importante e que não se trata de apenas aprender a clinicar, operar e atender animais. É necessário ter conhecimento de suas obrigações legais como profissional e cidadão”, ressalta Prof. Rogério. A aluna do 1° semestre de veterinária, Daiana Faria, que está iniciando os seus estudos na FAJ, mostrou interesse sobre o assunto e diz que irá pesquisar mais sobre suas responsabilidades legais. “Nós temos que conhecer a lei e nossas responsabilidades como profissional, pois é necessário ter ética para atuar. Eu pesquisarei mais a respeito, porque, querendo ou não, isso vai fazer parte da minha vida profissional até o fim”, finaliza a aluna.

Após a palestra ouve sorteio de brindes e um bate papo com o palestrante Dr. Fausto, que respondeu perguntas dos alunos e professores.

Por: Lucas Dal’ Bó
Assessor de Marketing
Faculdade de Jaguariúna

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 34 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .