Aulas práticas marcam inicio do ano de Engenharia de Produção

Aulas práticas marcam inicio do ano de Engenharia de Produção

Na intenção de oferecer um ensino na prática, os alunos de Engenharia de Produção participaram de aulas em que elaboraram projeto acadêmicos, além de conhecer as instalações que a UniFAJ oferece.

Sob a disciplina de Química, com a docente Ana Gabrieli, os estudantes do 1º semestre realizaram duas atividades práticas no Laboratório de Química da UniFAJ. A primeira relacionada a medidas de volume, onde os alunos fizeram comparações entre as medidas de volumes de diferentes vidrarias, como proveta, béquer, Erlenmeyer e balão volumétrico, verificando a precisão ou aproximação das medidas de volume dessas vidrarias. A segunda prática foi relacionada a técnica de pipetagem para a transferência de líquidos com a utilização de pipeta graduada ou volumétrica e o manuseio do pipetador.

Os alunos também participaram de uma atividade prática com o docente Marcos Bonaldo, relacionada ao diagrama de blocos, algoritmo e lógica, levando em consideração o projeto da fábrica de blocos sustentáveis. Foi feito um fluxograma manual, sem uso de recursos digitais utilizando recorte e colagem dos símbolos impressos para os alunos.

Já os estudantes do 5º semestre realizaram uma atividade sobre as Ferramentas da Qualidade na disciplina Engenharia da Qualidade, e nela foram estudados o Diagrama de dispersão e o Fluxograma. Foi utilizado o tema do projeto norteador do semestre “Produção de um Kart” para desenvolvimento da aula. Projeto Educar aplicado em todos os semestres do curso de Engenharia de Produção.

Os alunos que participaram da disciplina Planejamento e Controle da Produção realizaram uma aplicação de game empresarial. Através do jog, os alunos simularam uma cadeia de suprimentos simplificada, se deparando com situações similares as da vida real nas empresas. O foco da aula foi destacar a importância da previsão de demanda e gestão de estoques, como lote econômico de produção e compra, custos de estoque e armazenagem, estoque de segurança, ponto de reposição, etc.