Alunos organizam ação social com a Associação Carisma

Alunos organizam ação social com a Associação Carisma

Finalizando as atividades do curso em dezembro de 2018, os alunos do curso de Ciência da Computação participaram e organizaram uma grande ação social com a Associação Carisma, organização que atua em Jaguariúna e cuida do desenvolvimento psicossocial, reintegração social, familiar e profissional de dependentes químicos.

Além dos estudantes e professores do curso, participaram também da ação o psicólogo e a assistente social da Associação Carisma, Odail de Carvalho e Cidinha Gagliardi. Segundo a assistente social, o trabalho da organização é essencialmente includente, pois fortalece a autoestima e o sentimento de pertencer a um ambiente que para eles era inatingível.

Durante a atividade, os estudantes orientaram os participantes com questões de informática, capacitando-os nesse quesito essencial para o mercado de trabalho.

“Foi maravilhoso observar o movimento dos participantes dentro da sala de aula de uma instituição, e o empoderamento que se percebia diante do computador foi emocionante. A maioria dos internos deixou a escola muito cedo devido ao uso de drogas e isso além de afetar a autoestima dificulta demais a reinserção no mercado de trabalho. Esse curso será um diferencial no currículo de cada um”, conta Cidinha.

Logo após o curso, os internos da associação realizaram um trabalho a respeito do conteúdo abordado na aula e criaram o próprio currículo, sob orientação do psicólogo Odail de Carvalho.

Sendo essa ação uma iniciativa dos alunos do curso de Ciência da Computação, mostra a preocupação dos estudantes com a sociedade. “Eu tenho um olhar muito especial para a parceria entre Carisma e UniFAJ, pois vejo a preocupação do Centro Universitário através de diversas ações sociais, em não apenas formar profissionais, mas formar seres humanos capazes de se doar sem nenhum pré conceito, e é disso que o mundo precisa”, finaliza a assistente social, Cidinha Gagliardi.