Alunos fazem um “nó humano” em atividade lúdica de auxilio grupal

Alunos fazem um “nó humano” em atividade lúdica de auxilio grupal

Alunos do 5º semestre de Psicologia participaram da dinâmica do “Nó Humano” ou “Emboladao”, no dia 21 de março. A atividade constituiu nos alunos darem as mãos em círculo e memorizar os colegas da direita e da esquerda. Após misturadas as posições precisam dar as mãos para os mesmos colegas do círculo e trabalhar em equipe para desfazer o nó sem soltar as mãos. A aula foi ministrada pela docente Luciana Gomes Almeida de Souza, sob a disciplina de Processos Grupais e Relacionamento interpessoal.

O objetivo da aula foi instigar a proximidade de colegas diferentes e criar, em grupos, estratégias sequenciais para desfazer o nó.

Segundo a docente responsável pela aula, Luciana Gomes, a atividade possibilita uma vivência de parceria e trabalho coletivo, além de desenvolver a escuta e liderança.

“A turma conseguiu desfazer o nó em aproximadamente 30 minutos tendo uma avaliação bastante proveitosa da atividade. Pessoas que ficaram em posições mais centrais (presas dentro do nó) relataram ter que trabalhar a paciência para que o nó fosse desfeito e os colegas de fora relataram que buscavam formas de passar a estratégia para outros colegas que ainda estavam em pontos emaranhados”, aponta a docente.

A professora Luciana completamente ainda que “para a formação do psicólogo, desenvolver habilidades de solução de problemas construídos em conjunto é fundamental para as diversas possibilidades de atuação profissional”.