Alunos estudam a Amostragem e Conservação de Amostras para Análise em Laboratório

Alunos estudam a Amostragem e Conservação de Amostras para Análise em Laboratório

Na aula teórica realizada no dia 28 de agosto, os alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, estudaram sobre “Amostragem e Conservação de Amostras para Análise em Laboratório” na disciplina Análise de Alimentos –I. A amostragem é uma das etapas mais importantes dentro do contexto da obtenção de resultado analítico confiável.

Responsável por esta aula, a professora Dra. Vera Sônia Nunes da Silva desafiou os alunos do 6º semestre do curso, a realizarem em sala de aula o procedimento de quarteamento manual para homogeneização e redução da amostra de sementes abóbora, de acordo com as instruções fornecidas pela professora durante a aula teórica.

Nesta aula os alunos constataram na prática a importância do quarteamento para redução de uma amostra para obtenção de uma amostra representativa destinada a análise laboratorial para aquisição de resultados confiáveis.

De acordo com a Profa. Dra. Vera Sônia Nunes da Silva, é importante salientar que mesmo em rotina de trabalho, o analista deve ter cuidado e atenção especial para fazer uma amostragem adequada, a fim de que as amostras de trabalho sejam realmente representativas do lote da amostra em análise. Mesmo com quarteamento manual feito em folha de cartolina reduzida de 70 cm para 35 cm, o resultado foi um sucesso com coeficiente de variação de 2,5% em relação a amostra inicial. A professora também enfatizou, a importância do aluno vivenciar e colocar em prática o que foi ensinado em sala de aula para reforçar o aprendizado.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful