Alunos Educar de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem e expõem projetos de intervenções escultóricas

Alunos Educar de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem e expõem projetos de intervenções escultóricas

Como já é tradição, o final do primeiro semestre no campus II da UniFAJ é marcado pela presença das intervenções escultóricas criadas pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Neste ano, o projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de História Geral da Arte, Desenho Expressivo e Desenho Arquitetônico, Projeto I, Sistemas Estruturais e Estudos Sociais e Urbanos. Em comum, o objetivo de criar a partir de novas linguagens, buscando a interação com o espaço e a comunidade do centro universitário.

Os alunos foram desafiados a compor uma escultura ligada as tendências da arte contemporânea e conceitos como o de site specific, que traduz a ideia de uma obra que foi criada para o local onde será exposta (em oposição ao usual “espaço neutro” de um museu ou galeria de arte, estamos falando de criar para o ambiente públicos e, muitas vezes, a céu aberto). Uma questão fundamental para estudantes de arquitetura é o desenvolvimento de uma consciência sensível em relação ao espaço e suas potencialidades. Comunicação e expressão também são elementos fundamentais, por isso é tão interessante abrirmos este diálogo com a arte logo no primeiro semestre.

No campus, a quebra da rotina promove o despertar sensível, proporcionando vivências variadas. Os projetos alteram fluxos e passagens, iluminam e trazem cor aos ambientes, inquietam e surpreendem, propõem reflexões críticas e, sobretudo, espelham as experiências e o aprendizado da turma de ingressantes.

Quer saber mais sobre os projetos? Clique aqui. 

Texto da professora Fanny Lopes.