Alunos do terceiro semestre de pedagogia vivenciam em aula a necessidade de se construir uma escola inclusiva

Alunos do terceiro semestre de pedagogia vivenciam em aula a necessidade de se construir uma escola inclusiva

Os alunos do terceiro semestre do curso de Pedagogia desenvolveram na aula de Inclusão, Educação e Diversidade uma sensibilização da condição de pessoa com deficiência, a saber: deficiência visual, auditiva, cognitiva e física, através da metodologia ativa de aprendizagem do role play (situação real simulada).

A questão da Inclusão transcende a questão da deficiência, podendo ser estendida na questão de aceitar e incluir todas as diversidades humanas, sejam essas físicas, cognitivas, culturais e sociais

Não obstante, a deficiência se reveste em nossa sociedade como uma barreira para a plena acessibilidade e cidadania. É importante praticá-la em todos os locais e momentos, e em especial, no ambiente escolar.

A legislação brasileira trata desse assunto com grande preocupação nos últimos anos. É importante saber que a Constituição Brasileira de 1988 trata dessa questão com evidência: o artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”, condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de 1991.

A legislação também obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns. Ou seja, uma criança portadora de deficiência não deve ter de procurar uma escola especializada. Ela tem direito a cursar instituições comuns, e é dever dos professores elaborar e aplicar atividades que levem em conta as necessidades específicas dela, e com esse propósito, estamos preparando com muito cuidado nossos futuros professores no curso de Pedagogia.

Por fim, é importante destacar que a partir desse mês de janeiro de 2016 entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que traz regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades dos deficientes com o objetivo de garantir a essas pessoas inclusão social e cidadania, não somente no ambiente da escola mas em toda sociedade. A nova legislação, chamada de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, garante condições de acesso a educação e saúde e estabelece punições para atitudes discriminatórias contra essa parcela da população.