Alunos do Grupo UniEduK integram ação do governo federal “O Brasil Conta Comigo”

Alunos do Grupo UniEduK integram ação do governo federal “O Brasil Conta Comigo”

Estudantes de Enfermagem e de Fisioterapia estagiam em Unidades Básicas de Saúde dos munícipios de Pedreira, Amparo e Jaguariúna e no Hospital de Pedreira. O objetivo da ação é fortalecer o enfrentamento ao novo Coronavírus com o apoio excepcional e temporário dos alunos da área de saúde

 

“O Brasil Conta Comigo”, ação do governo federal coordenada pelos ministérios da Educação e Saúde, está recebendo a contribuição dos estudantes de Enfermagem e Fisioterapia do Grupo UniEduK. O objetivo do programa é fortalecer o enfrentamento à Covid-19 com o apoio excepcional e temporário dos alunos da área de saúde.

Mais de 25 alunos da UniFAJ e UniMAX integram a ação e são acompanhados por profissionais da rede de atenção à saúde. Atualmente, eles estagiam nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Pedreira, Amparo e Jaguariúna, além do Hospital de Pedreira.

“Nunca havíamos vivenciado uma experiência como esta. Está sendo de grande SUCESSO para o aprendizado do aluno. Eles estão efetivamente na prática sob a supervisão do enfermeiro e do fisioterapeuta, acompanhando o dia a dia da unidade de saúde. O fato de receberem uma bolsa do Ministério da Saúde, proporcionou ao aluno a imersão nas atividades do serviço de saúde. Também receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência. É um programa que no meu entender deveria continuar para os últimos anos do curso”, salienta a gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Profa Dra Celene Aparecida Ferrari Audi.

Os estudantes também contam com respaldo dos professores do UniEduK. “No contexto acadêmico é o docente do UniEduK quem faz a interface do “aprender-fazendo” com o processo ensino-aprendizagem e as habilidades desejadas para a formação do perfil profissional”, explica o professor Klênio Oliveira Bonfim, que acompanha os alunos.

Para o docente, este estágio, além de ter seu papel social na Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e nas ações de enfrentamento e contenção do COVID-19, oferece mais realismo à formação acadêmica e pessoal dos estudantes participantes. “Ao experienciar mais intensamente sentimentos, as riquezas, os conflitos, os desafios, as potencialidades e as dicotomias da vida e dos espaços de saúde, por exemplo, refletem sobre suas vidas, seu futuro e carreira. Essas reflexões são importantíssimas, agregadoras e colaboram no amadurecimento pessoal e do futuro profissional enfermeiro”, ressalta professor Klênio.

Kaíbe Monteiro de Souza, estudante do 10º semestre de Enfermagem, integra a ação e comenta sobre o que fez despertar para participar do “O Brasil Conta Comigo”.  “Primeiramente o desejo em ajudar pessoas em situações de extrema fragilidade, exercendo o propósito de minha futura profissão, tendo como grande incentivo e motivação de minha gestora, professora Celene, que imediatamente ao saber da criação desta estratégia do Ministério da Saúde nos comunicou”, diz.

Este mesmo sentimento é compartilhado por Marcos Vinicius Nicioli de Oliveira, também do 10° semestre de Enfermagem. “No momento de grandes incertezas e estando em meio a esta grande pandemia, todos devemos auxiliar de alguma forma e como futuro enfermeiro sou a base que nossa sociedade busca para ter forças para encarar esta situação”, considera.

A estudante Ana Carolina de Souza também pensa a mesma coisa. “O motivo que me despertou o desejo de participar do projeto foi saber que poderia ajudar as pessoas de alguma forma, em um momento tão difícil, em que o mundo está vivenciando e também a experiência que poderia adquirir com a pandemia e com isso me proporcionar um crescimento profissional e pessoal”, enfatiza.    

 Para Talia Caroline Villanova o que despertou interesse foi estar na linha de frente da Covid-19 praticando a profissão com muito amor e garra, além de vivenciar e estar na luta contra uma pandemia mundial 

“Está sendo uma experiência incrível e única, diariamente atuamos na linha de frente à COVID-19, literalmente, poder contribuir de forma efetiva com conhecimento técnico e científico, entendo o quão importante minha participação ao programa”, afirma Marcos Vinicius. “Estar e poder auxiliar em uma pandemia de forma efetiva, é uma experiência para toda vida, tanto pessoal quanto profissional, nos fortalecendo quanto conceitos simples a seguirmos, tornando um diferencial em minha formação”, completa.  

Kaíbe relata como se sente fazendo parte de um projeto nacional num período tão marcante da história mundial. “Me sinto extremamente feliz e grato, agradecendo a Deus por permitir minha participação neste grande momento de calamidade pública mundial e a meus professores ao longo da graduação pelos conhecimentos, experiências transmitidas e incentivos”, agradece.

“Cada paciente não é apenas mais um paciente, é um ser humano que tem uma história, que tem uma família esperando do lado de fora para levá-lo para casa com sua saúde recuperada, e para isto acontecer o esforço é coletivo e motivador. Encontro-me inserido em hospital do interior do estado, que hoje é minha segunda casa, onde sou extremamente muito bem acolhido e tenho grandes colegas de profissão que são verdadeiros professores, vejo e vivo a realidade do Sistema Único de Saúde, suas qualidades e suas falhas, junto a isto absorvo de meus colegas de trabalho a vontade de não desistir, de tentar e conseguir. Graças a esta oportunidade hoje tenho comigo que estou preparado para ser Enfermeiro, mas sempre buscando atualizações e conhecimentos”, constata Kaíbe.

Por fim, Marcos também acrescenta sobre acontecimentos ocorridos nesse período. A expressão que todos os pacientes chegam ao serviço de saúde, com olhar de medo e desespero dessa terrível doença e suas consequências, e poder estar ali para acolhê-los, realizar uma assistência empática e proporcionar a segurança que tanto busca não tem preço. Agradeço a formação que recebi na UNIFAJ para me proporcionar segurança e conhecimento para desempenhar minhas funções de forma digna e humana”, conclui.

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

Inscreva-se! – Vestibular 2021

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Foto: Arquivo Pessoal