Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Alunos de Psicologia encenam teatro para treinar práticas do Psicólogo Escolar

    Os alunos do 7º semestre de Psicologia da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, durante a aula da disciplina de Psicologia Práticas Educativas (turmas A e B) encenaram um teatro produzido por eles, no qual deveriam planejar ações com adolescentes em instituições de ensino enquanto Psicólogos Escolares.

    O professor da disciplina, Patrick Pereira, explica que as propostas de ação apresentadas pelos alunos foram discutidas em sala, e os estudantes deveriam montar um programa de intervenção em escolas e encenar um dos encontros previstos nesse programa. As falas dos psicólogos e dos adolescentes foram pensadas a partir de materiais de referência disponibilizados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Associação Americana de Psicologia (APA em inglês).

    “Foi um momento de muito aprendizado e diversão, pois os alunos tiveram que apreender o material desses dois órgãos que são referência para nós Psicólogos, e então pensar como deveria ser sua postura para com os adolescentes, que em geral é um público que traz grandes desafios para a prática profissional, além de buscar prever quais seriam os comportamentos mais prováveis considerando o público alvo em questão. Com essa prática, os alunos puderam se preparar para atuar com grupos e também treinar a leitura em inglês, uma vez que o material da APA não está traduzido. A encenação prendeu a atenção dos demais alunos que estavam assistindo e no final foi possível trazer reflexões quanto à atuação dos alunos em um futuro próximo, enquanto bacharéis em Psicologia”, ressaltou Patrick.

    Skip to content