Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Alunos de Engenharias de Produção e Civil do Grupo UniEduK criam projeto de Motor Stirling

    Projeto de motor termodinâmico dos futuros engenheiros trabalha a transformação de energia térmica em energia mecânica utilizando os princípios da 1° Lei e 2° Lei da Termodinâmica
     
    Os estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil criaram um projeto de motor termodinâmico que trabalha a transformação de energia térmica em energia mecânica, utilizando os princípios da 1° Lei e 2° Lei da Termodinâmica, assunto trabalhado na disciplina de Aplicação Prática de Física ministrada pelo orientador pedagógico do curso de Engenharia de Produção, professor Rogério Gasparetto.
    De acordo com o docente, o projeto foi elaborado pelos alunos, em grupo, com material reciclado. “A primeira etapa foi a construção do modelo virtual com desenhos em CAD. Após isso, o modelo físico foi realizado e apresentado em aula prática. Todo material é reciclado, pois trabalha as competências de que o engenheiro deve saber utilizar todo e qualquer material com criatividade para o desenvolvimento de projeto no dia a dia. Além disso, o motor é funcional e capaz de gerar potência suficiente para acender um conjunto de leds ou movimentar um eixo”, explica Rogério.
    O professor considera que é importante para o aluno compreender as leis da termodinâmica com a transformação de energia térmica em energia mecânica, utilizada em todos os processos produtivos e nos canteiros de obras por meio dos equipamentos de movimento à combustão. “Além disso, demonstra que as Leis da Termodinâmica para outros processos de potência e refrigeração são aplicados da mesma maneira”, acrescenta.
    “O Motor Stirling é de grande interesse da indústria de equipamento, pois apresenta a vantagem de grande rendimento de transformação de energia. Diversas pesquisas estão sendo desenvolvidas para conseguir obter um Motor Stirling capaz de ser aplicado comercialmente. Sua eficiência chega a ser 80% maior que os mecanismos de transformação de energia térmica em energia mecânica presente hoje no mercado”, completa professor Rogério.
     
     
    Vestibular Continuado
    O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.
    Inscreva-se! – Vestibular Continuado
     
    Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)
     

    Skip to content