Alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica estudam o conceito do CNC Sinumerik Siemens

Alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica estudam o conceito do CNC Sinumerik Siemens

Tema foi abordado em webinar com Gustavo Marino, especialista em desenvolvimento de negócios no segmento de automação para máquinas-ferramenta

 

“Conheça o conceito do CNC Sinumerik Siemens – Simulação CNC” foi o tema da Aula Magna, por meio de webinar destinado aos estudantes de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do grupo UniEduk. O assunto foi abordado por Gustavo Marino, especialista em desenvolvimento de negócios no segmento de automação para máquinas-ferramenta. O profissional trabalha na Siemens Brasil, desde 1992, na área de automação CNC (Controle Numérico Computadorizado).

Além do conceito técnico do CNC, a palestra trouxe funções e recursos, com exemplos práticos de operação, programação e uso dos recursos, por meio do software de simulação CNC, que segundo o palestrante é o sistema operacional atual dos CNC´s da Siemens. A ideia foi apresentar a simplicidade da utilização desses recursos.

“São poucas as instituições que abordam esse tema nas engenharias. O CNC é um produto que agrega muita tecnologia, ideal para apresentar o conceito de controle de posição aos alunos de automação e controle”, destaca Gustavo Marino.

O palestrante ressaltou também que o conceito da programação de usinagem está diretamente ligado à programação CAD/CAM, que hoje faz parte da maioria dos currículos de engenharia. “Processos de usinagem são muito interessantes como formação de conceitos de produção e estudo de materiais e suas ferramentas”, ressalta o profissional.

“Hoje os futuros engenheiros têm à disposição uma infinidade de recursos de capacitação, informação e estudo, sendo que isso está ligado diretamente à exigência demandada pelo mercado de trabalho”, enfatiza o especialista.

Para Gustavo, o perfil autodidata e proativo, com foco na solução de problemas e desenvolvimento de relacionamento com pessoas/clientes é um fator determinante no desenvolvimento desse profissional. “Toda oportunidade de aprendizado é válida. A dedicação e interesse, certamente, irão moldar o perfil do profissional. A velocidade de avanço da tecnologia é assustadora, sendo que o profissional deve estar preparado e capacitado para absorver toda essa informação”, finaliza.

Assista o webinar: Conheça o conceito do CNC Sinumerik Siemens – Simulação CNC

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)