Alunos de Engenharia de Controle e Automação criam rede de comunicação

Alunos de Engenharia de Controle e Automação criam rede de comunicação

No dia 22 de agosto e no dia 05 de setembro, os alunos do décimo semestre de Engenharia de Controle e Automação da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – colocaram em prática a construção de uma rede de comunicação industrial durante a aula prática na disciplina “Redes Industriais” ministrada pelo professor Wagner Seizo Hokama.

Os estudantes utilizaram materiais como cabo de rede e Switchs para rede ethernet, ferramentas como alicates para conectores RJ-45  e software Wireshark (com a finalidade de monitoramento de redes utilizado por profissionais da área de Automação Industrial) para a concretização do projeto. “A importância dessa atividade é muito grande, pois os alunos conseguem concretizar o conhecimento, solidificando o seu aprendizado através de aplicação em 100% prática com uso de materiais e ferramentas de uso profissional”, diz o professor.

Ainda de acordo com o professor, o resultado final do trabalho foi excelente, pois muitos deles não haviam tido contato com as ferramentas utilizadas. “O resultado obtido no final da aula foi fantástico, com o retorno dos alunos que disseram que o entendimento tinha ficado mais claro sobre o tema acordado após a aula prática”, finaliza.