Alunos de Engenharia Civil participam de seminário com temas ligados à Geologia

Alunos de Engenharia Civil participam de seminário com temas ligados à Geologia

Nos dias 2 e 3 de junho foi realizado o II Seminário de Geologia de Engenharia no Campus II da FAJ. O evento contou com a participação de todos os semestres do curso de Engenharia Civil, sendo que os alunos tiveram que elaborar trabalhos acadêmicos resultando em projetos qualidade, que foram compartilhados com centenas de visitantes.

Entre os assuntos abordados durante a aula, destacam-se as exposições a respeito do funcionamento de pedreiras, portos de areia, mineradoras, do processo construtivo de túneis, barragens, aterros sanitários, além de estudos sobre a recuperação ambiental de áreas, técnicas de sondagem e conservação do solo, estabilização de taludes e sistemas construtivos para prevenção de terremotos.

Para a coordenação do curso, a importância do evento é grande, pois estimula os graduandos a ter o primeiro contato direto com diferentes especialidades da Engenharia, permitindo que escolham de forma consciente os nichos de mercado em que pretendem atuar.

Segundo o professor responsável, Beto Camelini, este evento é preparatório para a próxima disciplina, Gestão de Projetos. “Os alunos simularão uma empresa e produzirão projetos completos de edificações em três dimensões, incluindo a simulação da incidência de luz natural e artificial, visualização fotorrealística, estimativa de materiais, mão-de-obra, custos e prazos envolvidos na execução”, explica.

O objetivo de atividades como esta é preparar os alunos para trabalhar em ambientes colaborativos, criar e comunicar com eficiência suas ideias, um grande diferencial para o mercado de trabalho.