Alunos de Engenharia Civil apresentam trabalhos de inovação voltado à sustentabilidade

Alunos de Engenharia Civil apresentam trabalhos de inovação voltado à sustentabilidade

“O resultado está acima do esperado, pois os alunos estão desenvolvendo habilidades e competências necessárias para o êxito na pesquisa.”, diz a professora Luciane Sandrini Dias.

Na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pela professora e assessora da coordenação do curso Luciane Sandrini Dias, alunos do quarto semestre de Engenharia Civil da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna – apresentaram trabalhos referentes às inovações da Engenharia Civil com foco na sustentabilidade nos dias 02 e 09 de setembro, no Campus II da UniFAJ.

Os alunos receberam o desafio e desenvolveram diversos projetos dentre os mais variados temas da Engenharia e inovação; como Placas Fotovoltaicas; Sustentabilidade na Construção Civil; Comparação do Sistema Drywall com Alvenaria Estrutural; Asfalto Poroso como método preventivo de alagamento; Utilização de teia de aranha na Construção Civil; Viabilidade técnica do uso de água pluvial para produção de concreto usinado; Formas de papelão na Construção Civil; Sistema BIM; entre outros.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a capacidade de desenvolvimento de pesquisa, sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno do tema e permitir a memorização das informações apresentadas, a professora destaca que, “toda apresentação oral é de suma importância para o desenvolvimento das habilidades inter relacionais, tais como: sucesso nos negócios, diminuição do estresse, gerenciamento do tempo, liderança, imagem e opinião dos ouvintes”, diz.

Para a aluna Ana Paulo Sabalo a importância da pesquisa foi percebida durante o desenvolvimento deste trabalho: “logo que iniciei o levantamento de dados para este artigo científico, percebi a importância e necessidade de realizar pesquisas profundas para apresentar uma solução concreta sobre determinado assunto. E para a engenharia civil, que está em constante desenvolvimento, percebo que os estudos e pesquisas são elementos essenciais para avançarmos no quesito construção civil no Brasil”, relata.

A estudante completa dizendo que o papel que o docente realiza é de suma importância no desenvolvimento e comprometimento que o aluno exerce na universidade. “Esse despertar sobre artigos científicos partiu da nossa professora mestre Luciane Dias, que viu a necessidade de já iniciarmos a elaboração de artigos científicos e desde o começo do semestre vem nos incentivando e norteando o caminho que devemos seguir para que essa proposta seja concluída com sucesso. Assim, consequentemente, contribui para nosso amadurecimento no curso”, finaliza.

Por Marina Lopes