Alunos de Engenharia Civil apresentam jogos em prol da sociedade e conscientização

Alunos de Engenharia Civil apresentam jogos em prol da sociedade e conscientização

Em prol do meio ambiente e da promoção da conscientização do Maio Amarelo (campanha de trânsito do Governo Federal), alunos do primeiro e terceiro semestre de Engenharia Civil da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) desenvolveram e apresentaram à comunidade acadêmica do Campus II jogos recreativos e socioculturais para ensinar e conscientizar crianças (e jovens) sobre a importância de zelar pelo Meio Ambiente e conhecer a leis de trânsito.

O primeiro semestre trabalhou com os 17 objetivos da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, em que, por meio de duas ODS, desenvolveram 8 jogos sobre o meio ambiente. Reciclagem, água, como utilizar corretamente o lixo, entre outros temas referentes a sustentabilidade foram abordados nos jogos.

O terceiro semestre trabalhou com o Maio Amarelo, no qual todos os jogos são voltados à conscientização das leis de trânsito, permitindo que crianças compreendam a importância de respeitar e conhecer as leis, para que elas mesmas possam transmitir aos pais a necessidade de promover um trânsito mais seguro.

Segundo a professora Luciane Sandrini Dias, a ação sociocultural é significante “para quebrarmos o tabu de que a engenharia é um núcleo muito fechado e quadrado. Portanto, é muito importante mostrar aos jovens, inclusive da engenharia, que eles também são capazes de criar projetos de extrema relevância à sociedade. Não só a eles próprios”, diz.