Alunos de Enfermagem relatam seus sonhos para o futuro em uma aula do Projeto Educar

Alunos de Enfermagem relatam seus sonhos para o futuro em uma aula do Projeto Educar

Juntamente com o TOM Sociocultural, os alunos do curso de Enfermagem se uniram na disciplina A arte de Cuidar para elaborarem uma apresentação que consistisse em mostrar seus sonhos futuros. Cada aluno escreveu em uma folha, que juntas, representaram a construção de uma árvore de papel.

A docente responsável pela aula, Gabriela Spagnol, descreve os métodos usados para ajudar os alunos a entrarem no contexto da aula. “Comecei a aula com um relaxamento, usando sons de um pau de chuva indígena. A água tem o significado de deixar fluir e fechar um ciclo, para preparar o início de outro, segundo a Medicina Chinesa. O relaxamento teve por intuito prepará-los para reconhecer, dentro de si, algo incomodo e traduzir essa sensação em nome de uma emoção ou sentimento”, explica.

Após a dinâmica narrativa e definido qual era o sonho dos alunos, foi proposto aos 10 grupos dispostos, um conceito e que eles elaborassem e apresentassem a definição nas aulas seguintes. Os conceitos foram: arte, ciência, saúde, doença, ética, cuidado, enfermeira, paciente, sociedade, cultura.