Alunos de Enfermagem palestram sobre Outubro Rosa e violência contra a mulher aos colaboradores UniFAJ

Alunos de Enfermagem palestram sobre Outubro Rosa e violência contra a mulher aos colaboradores UniFAJ

As alunas do 8º semestre do curso de Enfermagem, juntamente com demais colegas do curso, Maria Luisa Miranda e Laura Bizon Gomes organizaram e palestraram, durante os dias 17 e 19 de outubro, a todos os colaborares e professores da UniFAJ em prol do combate ao Câncer de Mama e Colo do Útero. A ação foi supervisionada pelas professoras Celene Ferrari Audi e Carla Silveira, coordenadora e assessora do curso.

Os alunos do 2º e 10º semestres, Thais Maldonado; Marco Aurélio; Dalita Oliveira; Mariana Mantelato; Amanda Campos; e Maiara Conrado também participaram da ação desenvolvida para a campanha do Outubro Rosa.

As palestras aconteceram nos campi I e II para os colaboradores da instituição, e aos professores, na sala do apoio docente. Além de tirar dúvidas e explicar todo o processo de prevenção e cuidado, também foi abordado o tema de violência contra as mulheres, a sororidade e empatia que deve ser trabalhada. Logo após as palestras, as colaboradoras visitaram uma sala confeccionada pelos alunos, incentivando aos interessados que fizessem o exame de toque.

As palestras também contaram com depoimento de colaboradoras UniFAJ, relatando casos próprios ou de familiares que tiveram ou estão lutando contra o Câncer de Mama, além do sorteio de brindes relacionados ao Outubro Rosa e ao combate a violência contra a mulher.

Em depoimento conjunto, as alunas organizadoras acreditam que o objetivo da palestra, que foi a conscientização, atingiu o publico presente. “O feedback de muitas mulheres a respeito da importância dos temas e de tudo que puderam absorver de novas informações, fez com que nós duas nos sentíssemos realizadas e com a sensação que, de fato, atingimos positivamente as colaboradoras da Instituição. Esperamos que através desta ação possamos ter acrescentado mais conhecimentos sobre a valorização da saúde da mulher. E também, que esses e outros conhecimentos sejam disseminados, através da educação em saúde, pois todos têm o direito do saber em relação à sua saúde”, apontam as organizadoras Laura Bizon e Maria Luisa Miranda.

Para a professora e assessora do curso de Enfermagem, Carla Silveira, o evento alcançou seu verdadeiro objetivo. “Várias colaboradoras nos procuraram e referiram que o assunto é muito importante, podendo também acrescentar conhecimentos a respeito do Câncer de Mama e de Colo Uterino”, finaliza.