Alunos de Enfermagem da UniFAJ fazem orientação sobre diabetes

Alunos de Enfermagem da UniFAJ fazem orientação sobre diabetes

Alunos de Enfermagem da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), acompanhados por professores e a coordenação do curso, desenvolveram várias ações de orientação e conscientização na área de saúde. Os enfoques foram o Novembro Azul e, principalmente, sobre diabetes, doença que, segundo dados do 9º Atlas de Diabetes, produzido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes), afeta 17 milhões de adultos (entre 20 e 79 anos) no Brasil.

O grupo de alunos realizou exames, coletou dados, com a intenção de orientar o público sobre os cuidados e prevenção da doença. Em uma das ações, no campus 2 da UniFAJ, inúmeras pessoas foram submetidas a exames para detectar qual o percentual de chance de adquirir a doença nos próximos anos.

Foram feitas pesagem, medição da circunferência abdominal, aferição da pressão arterial e da taxa glicemia. Com estas informações, os estudantes preenchem um questionário, que eles próprios desenvolveram com base nas premissas da Organização Mundial da Saúde, que vai indicar qual a possibilidade de a pessoal desenvolver o diabetes nos próximos dez anos.

“O pessoal da Enfermagem está aqui hoje tratando de uma questão muito importante, que tem crescido infelizmente e que tem trazido problemas para a saúde do povo brasileiro, que é o diabetes”, comentou o professor Flávio Fernandes Pacetta, diretor acadêmico de Unidade da UniFAJ, que também se submeteu à bateria de exames.

“Esta é uma ação que é rotina no curso de Enfermagem. Durante o este mês de novembro trabalhamos com a campanha do diabetes e com o Novembro Azul, que é a prevenção do câncer de próstata. No evento de hoje estamos desenvolvendo esta ação com os alunos do 2º e do 6º semestre”, explicou a professora Celene Ferrari Audi, coordenadora do curso de Enfermagem da UniFAJ.

Para a aluna Raissa Rodrigues, atividades com estas agregam muito à formação. “Temos a possibilidade de colocar em prática todas as teorias que aprendemos, e isso é muito importante na nossa profissão”.

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).