Alunos de Educação Física recebem aula prática abordando a inclusão paralímpica do esporte

Alunos de Educação Física recebem aula prática abordando a inclusão paralímpica do esporte

Para mostrar que há diversidade nos esportes, os alunos do 7º semestre do curso de Educação Física se reuniram em aula que abordou a modalidade do esporte paralímpica chamada Goalball, jogo criado e voltado a pessoas com deficiência visual, sendo atletas cegos e com baixa visão. A aula aconteceu na última quinta-feira, 12, e foi coordenada pelo professor Artur Squarisi, que ministra a disciplina Esportes Adaptados.

Durante a aula prática, foram convidados três atletas com deficiência visual para a demonstração da modalidade, além de comentar sobre os esportes brasileiros atualmente. Segundo o professor Squarisi, a experiência faz parte do processo de ensino da disciplina, buscando aproximar o aluno da realidade. ​ “A maioria nunca teve a oportunidade de trabalhar com pessoas com deficiência. Desta forma, além da experiência prática da modalidade, também focamos na relação pessoal e na quebra de barreiras sociais que ainda existem”, relata o docente, e ainda explica que a intenção da aula é ajudar os estudantes a trabalhar com a inclusão social.

Essa atividade prática mostrou aos futuros profissionais a realidade de uma pessoa com deficiência e a plena capacidade dela de jogar e competir como qualquer outra pessoa. “Foi uma excelente oportunidade para nossos alunos que puderam conhecer de perto a realidade tanto da pessoa com deficiência visual quanto do jogo que será disputado nos Jogos Paralímpicos Rio 2016”, comenta Squarisi, que também já foi coordenador nacional da modalidade entre 2011 e 2014, período em que a seleção masculina consagrou-se campeã Parapanamericana em Guadalajara e vice-campeã em Londres 2012.

A modalidade de Goalball pode ser considerada a única verdadeiramente Paralímpica, já que foi criada pós Segunda Guerra Mundial para os lesionados dos campos de batalha que perderam a visão. O jogo consiste na marcação de gols através de uma bola com guizos dentro para facilitar sua localização, todas as demais são modalidades adaptadas dos já conhecidos esportes.