Alunos de Administração propõe alternativas para a construção de um espaço digital de aprendizagem saudável

Alunos de Administração propõe alternativas para a construção de um espaço digital de aprendizagem saudável

Produção coletiva intitulada um Centro Universitário Saudável em um Espaço Digital trouxe propostas para os desafios encontrados na área da educação em decorrência da pandemia de Covid-19

 

A atual situação despertada pela pandemia de Covid-19 trouxe à tona diversos desafios em várias áreas, como a educação, por exemplo. Com foco nisso, os alunos do curso de Administração do Grupo UniEduK elaboraram propostas para a construção de um espaço digital de aprendizagem saudável para minimizar o impacto do distanciamento social adotado como medida de prevenção ao novo Coronavírus.

“A partir do processo decisório baseado em problemas, os alunos do 8º semestre realizaram esta produção coletiva que traz à luz a voz dos alunos neste período! Uma encantadora contribuição coletiva e com propostas viáveis para construção de um Centro Universitário Saudável em Espaço Digital”, explica do professor Geraldo Delgado, coordenador da área de pesquisa Ciências Exatas e Tecnológicas do NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar).

O docente destaca que os grupos de alunos prepararam diversos mapas mentais sobre o tema e trouxeram propostas viáveis para deixar este espaço de aprendizagem melhor no contexto atual. “Esta dinâmica surgiu nos Grupos de Estudos do NEPI em 2015 e semestre após semestre estamos trabalhando nisso desde então e de repente surgem novos desafios como a da Covid-19”, complementa Geraldo.

Para o desenvolvimento do trabalho, os estudantes tiveram de identificar o problema existente; enumerar as alternativas possíveis para a solução do problema; selecionar a solução mais benéfica; implementar a alternativa escolhida e reunir feedback para descobrir se a alternativa implementada realmente soluciona o problema apresentado.

Algumas das propostas apresentadas estão relacionadas à conexão de Internet; interação e comunicação prática entre professores e alunos; orientações sobre como manter o foco e acompanhar as aulas on-line; suporte de infraestrutura e softwares por parte da instituição de ensino e; conscientização dos familiares em respeito ao período de estudo.

Os alunos também demonstraram cases de sucesso; indicaram melhorias como tempo maior de intervalo e disponibilidade de tempo para leituras complementares; adequações físicas do ambiente; desenvolvimento de networking; promoção da saúde mental dos universitários; gamificação dos estudos; um dia para interação da instituição de ensino com a família; entre outras melhorias para a melhoria do aprendizado.

 

Confira o material: Centro Universitário Saudável em um Espaço Digital

 

Vestibular 2021

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos.

VESTIBULAR 100% online – R$30 – Inscrição – https://vestibularunifaj.amigoedu.com.br/ ou http://vestibularunimaxpresencial.amigoedu.com.br/

A prova 100% online acontece no dia 25 de outubro, das 14h às 16h30.

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)