Alunos da UniFAJ são aprovados em Congresso Nacional de Iniciação Científica

Alunos da UniFAJ são aprovados em Congresso Nacional de Iniciação Científica

Devido à importância de estimular a produção científica em alunos da graduação para promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como proporcionar experiências de aprendizado para além do conteúdo oferecido na grade curricular dos cursos, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares –NEPI da UniFAJ disponibiliza anualmente editais para participação no Programa de Iniciação Científica –PIC. Essa participação pode ocorrer de maneira voluntário ou com bolsa paga pela própria instituição.

Como uma das etapas finais da produção científica, os alunos que participam do PIC devem participar do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC – SEMESP, o maior congresso desse gênero no Brasil e neste ano, a UniFAJ estará presente apresentando 78 projetos de alunos da graduação. O evento será nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro em São Paulo e para a coordenadora geral do NEPI e o da Intellectus Revista Acadêmica, professora e doutora, Ana Maria Girotti Sperandio, a exposição dos trabalhos dos discentes é a comprovação de que o centro universitário prioriza a pesquisa em sua metodologia e que está formando profissionais com uma base sólida para tornarem-se grandes pesquisadores. Dessa maneira, aos alunos se tornam preparados tanto para o mercado de trabalho, quanto para a carreira acadêmica.

Para que todos tenham a oportunidade de apresentar seu trabalho, e também tê-lo publicado nos anais do evento, o que se torna um diferencial no currículo do estudante, a UniFAJ se encarrega de oferecer gratuitamente a inscrição no evento e o transporte até o local. Esse benefício se estende aos alunos que estão no último ano da graduação e querem apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Por se tratar de um evento científico, há uma seleção dos trabalhos para apresentação, de maneira que pode haver a reprovação de alguns trabalhos com base nos critérios da comissão científica de avaliação do CONIC. A UniFAJ, tradicionalmente tem dezenas de trabalhos aprovados e com frequência fica entre os 10 primeiros colocados, como aconteceu em 2017 quando os alunos Caroline Politti, Mayara Oliveira, Raul Ballarini e Ricardo Calais ficaram em 3º lugar com o trabalho “Viabilidade Técnica de Utilização de Gabião Preenchido com Corpos de Prova Cilíndricos de Concreto Fissurados (NBR 5739/2007) como Estrutura de Contenção”, orientados pela Professora Luciane Dias.

Para aqueles que quiserem conferir os trabalhos desenvolvidos no PIC e apresentados no CONIC, a UniFAJ irá realizar o Encontro Nacional de Iniciação de Iniciação Científica – ENIC nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. Durante os três dias haverão apresentações das pesquisas desenvolvidas pelo graduandos participantes do PIC, bem como das pesquisas que são fruto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Alunos do PIC e do último que vão apresentar os trabalhos devem fazer sua inscrição no site: https://www.faj.br/programas-academicos/nucleo-de-pesquisas/enic-aluno/