Alunos da UniFAJ conhecem processo de fabricação de cervejas artesanais

Alunos da UniFAJ conhecem processo de fabricação de cervejas artesanais

Um grupo de alunos da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) teve a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de fabricação de cervejas artesanais. Acompanhados do coordenador da Escola de Negócios da UniFAJ, professor Rogério Gomes, os estudantes de vários cursos visitaram no sábado (18 de maio) a sede da nanocervejaria Toca da Mangava, no distrito de Sousas, em Campinas.

Os visitantes foram recebidos pelo sócio-proprietário da empresa e cervejeiro Alfeu Júlio, que os levou ao setor de produção e explicou como são produzidas as cervejas da Toca. O engenheiro de alimentos ainda mostrou as matérias primas para a fabricação da bebida e ofereceu uma degustação diretamente da fábrica.

A história da Toca da Mangava foi contata aos universitários pelo diretor da UniFAJ e também sócio-proprietário da cervejaria, professor Flávio Fernandes Pacetta. Ele falou o início, da origem do nome, dos estilos de bebidas que a Toca fabrica, e ainda destacou através de números o crescimento do mercado de cerveja nos últimos anos no Brasil.

Toca da Mangava produz uma carta extensa fixa de cervejas artesanais. São elas: Pretty Woman (uma blonde ale, a cerveja de linha mais leve, de introdução ao universo das artesanais), a Summertime (american pale ale, aromática, com adição de lúpulos americanos em dry-hopping), a Body and Soul (belgian blonde ale, a mais alcoólica, com 7% ABV e aromas frutados e de especiarias, decorrentes da fermentação) e a Black Bird, uma smoked porter com 6,2% ABV. Tem também a “1961”, American IPA e o chope Lager Misty.

No campo das sazonais são produzidas a MOVE! (com adição de acerola para o verão), a Mr. Rabbit (porter com cacau), na Páscoa; Fly me to the Moon (barley wine), no inverno; Litlle Darling (witbier), na primavera; a Haloween, cerveja com abóbora, cravo, canela e noz-moscada, produzida em outubro; a Great Celebration (final de ano) e a Doce Pimentinha (que tem como base o estilo belga saison, com adição da pimenta rosa e melado de cana).

A Toca da Mangava fica à Av. Cel. Alfredo Augusto do Nascimento, 2000, na Fazenda Belmonte, entre Sousas e Joaquim Egídio. Informações: 19 3258 7688 ou contato@tocadamangava.com.br. Acesse: www.tocadamangava.com.br