Alunos da UniFAJ atuarão no enfrentamento do covid-19 por meio do programa “O Brasil Conta Comigo”

Alunos da UniFAJ atuarão no enfrentamento do covid-19 por meio do programa “O Brasil Conta Comigo”

Seis alunos do curso de Enfermagem foram selecionados para apoiarem as equipes de saúde do município de Pedreira-SP, por tempo indeterminado.

Em busca de profissionais da área da saúde para atuarem no Serviço Único de Saúde (SUS) na luta contra a pandemia do Covid-19, o Ministério da Saúde lançou em abril a ação “O Brasil conta comigo”. Desta forma, os estudantes de Medicina, do 5º e 6º ano, e do último ano de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia interessados em colaborar nas cidades do país puderam inscrever e se colocarem à disposição do Governo.

Além da experiência e contribuir com a luta do vírus que até o momento não possui cura e colocou a população mundial em quarentena, os futuros profissionais da saúde recebem uma bolsa no valor de até R$1045,00 e certificação.

Após a inscrição online, o aluno aguarda a aprovação do Ministério e dentre os selecionados, consta a participação de cinco alunos de Enfermagem da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna, Talia Caroline Villanova, Amanda Mandato Analeto, Marcos Vinícius Nicioli de Oliveira, Júlio Renan Gonçalves dos Santos e o João Pedro Gonçalves da Silva. Todos do 9º semestre, iniciaram as atividades no dia 13 de maio, em Unidades Básicas de Saúde de Pedreira – SP, interior paulista.

Como previsto em edital, os graduandos do centro universitário ficarão por tempo indeterminado na ação e segundo Talia, a experiência será uma preparação para sua atuação futura como enfermeira. “Me inscrevi ao programa por conta do combate ao COVID-19, desenvolvendo o crescimento profissional e atuando nas responsabilidades de uma futura enfermeira”, contou. E para Marcos, não será apenas uma capacitação, mas a prática de sua responsabilidade social. “Acredito que no momento de grandes incertezas em meio a esta grande pandemia que vivemos todos devemos auxiliar de alguma forma, e como futuro enfermeiro sou a figura, a base que nossa sociedade busca para ter forças para encarar esta situação. Sem contar o vasto aprendizado que este momento nos proporciona tanto tecnicamente/científica, quanto como pessoa empática e humanista”, explicou o futuro enfermeiro.

Em unanimidade, os estudantes se consideram preparados para tal enfrentamento, visto que avaliam como excelente a metodologia de ensino do curso de Enfermagem da UniFAJ. “Me considero capaz, devido ao método de ensino da UniFAJ”, disse João Pedro e Amanda complementa. “Estando no último ano da faculdade me sinto preparada para atuar, tendo em vista que a UniFAJ nos prepara para que saiamos prontos a assumir as responsabilidades que a profissão exige de nós”.

Para a coordenadora do curso, que é mestre e doutora em Saúde Coletiva, Celene Ap. Ferrari Audi, a seleção dos alunos na ação e o interesse dos mesmos, é uma prova de que a graduação da UniFAJ está atualizada com as necessidades do mundo. “Para o curso de Enfermagem é mais um exemplo que estamos atento a realidade do nosso país/mundo e os enfermeiros graduados pela UniFAJ estão preparados para atuar em serviços de saúde, atendendo os distintos níveis de atenção a saúde; isto é; são alunos que ao concluir sua graduação estão, de fato, preparados para o mercado de trabalho cada vez mais exigente”, ressalta a Professora. E finaliza agradecendo os alunos pelo comprometimento. “Deixo a minha gratidão a cada um deles. Jamais irão esquecer deste momento. Este aprendizado levarão por toda vida e irá balizar tantos outros que irão passar. Eles estão preparados para o desenvolvimento desta ação. PARABÉNS!”.

Alunos dos demais cursos, como Fisioterapia e Farmácia, realizaram a inscrição e aguardam aprovação.

Texto de Nathália Ferreira (MTB 86473)