Alunos da FAJTEC organizam evento sobre cultura regional no Teatro de Jaguariúna

Moda de viola, declamação de poema, apresentação teatral e um dedo de prosa. Esta foi a programação do “Viola Solidária – Uma Viagem pela Cultura Regional”, evento realizado no Teatro Municipal “Dona Zenaide”, em Jaguariúna, na noite do sábado (21). Mais do que proporcionar momentos agradáveis de entretenimento, o evento colocou em prova a capacidade e demonstrou toda a habilidade organizacional dos alunos do curso Técnico de Eventos da FAJTEC.

“O evento teve o objetivo de tornar possível o aprendizado de forma prática, ou seja, os alunos tiveram a oportunidade de executar o que aprenderam até o momento no curso, que encerrou esta semana o 3º período e está caminhando para o seu término em outubro (4º período), quando formaremos 18 profissionais técnicos em Eventos”, explica o coordenador do curso, Prof. Vitor Pontes, que contou, no desenvolvimento dos trabalhos, com o apoio dos professores João Paulo Nascimento, Thamara D’Angieri, Tadeu Rocha, Joana D’Arc Lacerda e Felipe Tazzo.

O público de 255 pessoas pode apreciar a apresentação da Orquestra de Violeiros de Pedreira, com a regência de Claudinho Cassiani, que é secretário municipal de Turismo de Pedreira e se graduou na área pela FAJ. O repertório trouxe clássicos da música de raiz, com destaque para canções como “Saudade da minha terra”, “Trem Caipira”, “Menino da Porteira” e “Chico Mineiro”. A audição teve a participação especial da cantora Camila Veloso, de Campinas, na execução da música “Tocando em Frente”.

A plateia ainda assistiu a apresentação de Catira, dança típica sertaneja, e uma encenação teatral que contou, de forma lúdica, um pouco da história de Jaguariúna, além de declamação de poema pelo jaguariunense Beraldo Souza, autor do livro “Tanquinho Velho – No caminho da história de Jaguariúna”.

Ao término das apresentações, os convidados puderam apreciar um café da roça, batizado de “Dedinho de Prosa”, oferecido e preparado pelos alunos no hall do teatro.

O evento, além do cunho acadêmico e cultural, teve objetivo beneficente, pois o ingresso era a doação de 1 litro de leite longa vida. Os mais de 250 litros de leite arrecadados foram doados à Apae da cidade.

O “Viola Solidária” contou com o apoio da FAJ, Prefeitura Municipal de Jaguariúna, Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna, V10 Marketing, Veiling Holambra, HQ Informática, Artesanato e Cia., Atyva Assessoria Contábil, Sanches Café, Sigma EP, Buenos Filmagens e John Pretorius Fotografia.