Os alunos do primeiro semestre de Enfermagem da UniFAJ, desenvolveram na disciplina Políticas Públicas de Saúde, ministrada pela docente Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, seis projetos para um Centro Universitário Saudável.
A atividade fechou o semestre letivo da matéria e contou com ideias viáveis, como uma Faixa de Pedestre na rua em frente a instituição e a implantação de um ponto de ônibus visando a segurança dos estudantes, já outra equipe sugeriu a colocação de toldos para proteção do sol e chuva nas dependências da UniFAJ. Um ambulatório dentro do Centro Universitário para atender os alunos nos primeiros socorros e ser um suporte de estágio para os alunos de enfermagem foi mais uma ideia e também um Reflorestamento visando aumentar a camada vegetal do local, trabalho este do grupo do aluno Odilon Martins.
O estudante explica que a intenção da equipe é criar a cultura de conservação no Centro Universitário de Jaguariúna, conscientizando os demais alunos sobre a importância de todos darem devida atenção as questões ambientais. “Iremos plantar a árvore Pau Brasil na UniFAJ para fazer um plantio de cultura e conservação. A planta foi muito explorada no descobrimento do país e atualmente está em extinção, e com isso impactando não só na comunidade acadêmica, mas a toda população”, conta Odilon que ainda está em busca da muda da árvore para realizar o plantio.
Não foi só o grupo do Odilon que trouxe soluções ambientais, houve também a sugestão de plantio de árvores frutíferas e nativas na estrutura da UniFAJ e a implantação de uma banca de frutas para melhoria da alimentação dos universitários.