Alunas do curso de Engenharia Civil apresentam trabalho em congresso de Juiz de Fora

Alunas do curso de Engenharia Civil apresentam trabalho em congresso de Juiz de Fora

A alumni Mayara Oliveira, e a aluna do 5º semestre do curso de Engenharia Civil, Thaliane Neres Godoi, terão seus trabalhos acadêmicos apresentados no VI Congresso de Engenharia Civil, que acontece na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, entre os dias 14 e 17 de maio. Ambas as alunas foram orientadas pela docente do curso, Luciane Sandrini.

O processo de criação dos Projetos de Iniciação Científica, começou quando a professora, Luciane, comentou com os alunos sobre o congresso, no qual as estudantes se interessaram e criaram os projetos para apresentação. A alumni Mayara irá elucidar o seu trabalho com o tema Viabilidade Técnica da Utilização de Gabião Preenchido com Corpos de Prova Cilíndricos de Concreto (NBR 5739/2007) como Estrutura se Contenção. Já a aluna Thaliane Godoi, apresentará o tema A Importância da Impermeabilização na Construção Civil.

Para Mayara, a elaboração desse projeto visa estimular a pesquisa sobre o tema abordado, criando novas pesquisas e caminhos para seu progresso. “Além da premiação e certificado, o reconhecimento da elaboração e desenvolvimento do artigo, o conhecimento de diferentes temas e networking com profissionais de diversas áreas, visto que o congresso contará com palestras e apresentações de conteúdos relevantes e atuais”, comenta a ex-aluna ao explicar a importância do projeto, que também desenvolveu com o auxílio de um grupo de colegas do curso.

Apontando que a impermeabilização nas edificações mostra ser um dos problemas mais comuns no processo de construção civil, Thaliane decidiu “buscar meios para que este tipo de problema fosse resolvido, visando sempre a durabilidade e qualidade de determinada edificação, garantindo uma boa vida útil da mesma e especificando as vantagens de uma construção impermeável”, ela conta.

Para a docente Luciane, as alunas trabalharam com dedicação e organização, garantindo o resultado esperado dos projetos. “Ao decorrer dos meses de estudo e trabalho, elas [as alunas] aprimoraram suas habilidades em relação a leitura e escrita, inclusive interesse dentro da pesquisa acadêmica. Foi muito visível a melhora na qualidade dos trabalhos desenvolvidas pelas alunas, com isso a tendência é ter um resultado muito satisfatório e uma pesquisa rica em informações relevantes à engenharia civil”, ela felicita.

Esse tipo de conquista garante, segundo a professora, uma oportunidade de partilhar ideias, opiniões e experiências com outros estudantes e profissionais da área. Além disso, as alunas ganharão certificados que podem garantir um crescimento acadêmico e um networking positivo para o futuro profissional. Questionada sobre a sensação que tal conquista das alunas traz, a professora Luciane conta: “para mim é a concretização com êxito desse projeto”, e finaliza, “é a sensação de dever cumprido”.