Artigos de alunas da UniFAJ são publicados em site internacional

Artigos de alunas da UniFAJ são publicados em site internacional

Artigos científicos escritos pelas universitárias Maria Luiza Cruz da Cunha Canto (engenharia civil), Glenda Souza da Silva (medicina veterinária) e Evelin Ortiz (medicina veterinária), alunas da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), foram publicados em um importante portal internacional escrito na língua inglesa. Os textos foram selecionados por Caroline de Rosso, responsável pelo Departamento Internacional da UniFAJ, e uma das editoras do Real Repórter encarregada de avaliar os conteúdos enviados pelos alunos para publicação. O site Real Repórter, administrado pela Universidade de Shimane, no Japão, possibilita a troca de experiência e vivencia de alunos dos diferentes cantos do mundo, como China, Estados Unidos, Brasil, Rússia, Coreia do Sul, Taiwan. Universitários de todos esses lugares têm oportunidade de escrever para o site, fazer novas amizades e criarem laços e aprendizado.

 “Essa experiência agrega muito para o crescimento pessoal, e isso impacta na vida profissional, pois você está se comunicando com outras pessoas de outras culturas, aumentando sua rede de networking e, com isso, você passa a aumentar a sua capacidade de se relacionar com as pessoas; o que é muito importante”, afirma Caroline. “Hoje em dia, percebe-se que o mercado busca muito pessoas capazes de trabalhar em equipe, que se mostram maleáveis, que conseguem sair da sua zona de conforto, pois isso mostra proatividade e capacidade de ir além. Para mim, ver nossas alunas participando, se empenhando, passando por cima da vergonha e insegurança, por ser em outra língua, é motivo de orgulho e mostra que o Departamento está evoluindo e, obviamente a instituição também. Estamos nos internacionalizando e isso é mais que incrível!”, comemora a gestora.

“Eu me sinto muito grata pela participação e envolvimento dos alunos, isso teve saldo muito positivo para nós, como instituição, me surpreendi com os temas que nossas alunas escreveram, elas estão mostrando o que estão aprendendo no curso e aprimoraram com pesquisas de assuntos que são muito interessantes e chegam a causar certa polêmica nos dias de hoje”, elogia. “Acompanhá-las nesse processo como editora foi e é um grande prazer e, novamente, muito orgulho, pois é isso que a UniFaj está buscando, a internacionalização dos alunos e, mais do que inseri-los nesse processo, mas, também, no mercado de trabalho de nível nacional e internacional. Pode não parecer, mas participar de projetos como esse, os coloca em contato com outras culturas e é a porta de entrada para o mundo”, defende Caroline.

Oportunidade

Uma grande oportunidade. É assim que as alunas definem a experiência que tiveram em participar da elaboração dos artigos e, depois, tê-los divulgados em uma publicação internacional, que abriga artigos e histórias escritas por alunos universitários de diferentes países; além de dados e informações sobre a vida universitária. “É muito importante para nós, alunos, estas iniciativas e oportunidades que a faculdade tem nos proporcionado. Este é o segundo texto que publico pela faculdade, e vejo a importância para o nosso crescimento como profissionais, além de nos incentivar a escrever, ler e desenvolver artigos científicos”, reconhece Glenda Souza da Silva, que escreveu sobre “O uso de animais em experimentos científicos no Brasil”. “Escolhi um tema relacionado diretamente com o curso que estou fazendo, medicina veterinária, e é de suma importância que nós estudantes tenhamos conhecimento a respeito da utilização de animais em experimentos científicos, visto que é uma área de atuação ainda muito presente no nosso país, onde existem muitos veterinários trabalhando atualmente”, explica.

A aluna Evelin Ortiz, também do curso de medicina veterinária e que escreveu sobre “Os benefícios dos animais de estimação na saúde humana”, revelou a satisfação com a nova experiência. “Pude ter a oportunidade de escrever pela primeira vez um texto em inglês a ser publicado, e passar assim com o tema a grande importância e influência dos animais na saúde humana e como podem trazer melhorias a utilização destes em tratamentos de doenças”, disse. “São muito importantes e benéficos esses acessos e compartilhamentos de texto com alunos distantes. Isso auxilia e incentiva o desenvolvimento de artigos científicos, como também possibilita novos conhecimentos e interações”, acredita.