Alumnis do Grupo UniEduK integram Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santo Antônio de Posse

Alumnis do Grupo UniEduK integram Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santo Antônio de Posse

Formadas em Arquitetura e Urbanismo pela UniFAJ, Julia Moralles Alves Bergo e Rosa Maria dos Santos de Souza contribuem com o conhecimento técnico que adquiriram durante a graduação

ODS_04 ODS_11

A partir deste ano, o COMDEPAC (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural) de Santo Antônio de Posse passa a contar com a contribuição técnica de duas alumnis do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK: Julia Moralles Alves Bergo e Rosa Maria dos Santos de Souza, ambas formadas pela UniFAJ. 

As alumnis foram nomeadas com a finalidade de serem representantes populares do conselho e de acordo com Julia terão a atribuição de: “debater sobre as diferentes questões atuais da cidade com outros representantes de maneira a levar novos pensamentos e pontos de vista. É muito importante a representatividade jovem em meio a um conselho municipal, principalmente, por poder proporcionar novas visões e soluções para o crescimento do município”, explica. 

Em síntese, os conselhos municipais são uma das formas pela qual a população pode ser ouvida e ter voz nas tomadas de decisões do processo de gestão pública, conforme considera a orientadora pedagógica do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Fernanda Buga. “Normalmente, parte dos membros do conselho representam a área técnica de cada assunto e outra parte representa a população, dessa forma, é possível conhecer as vontades dos cidadãos e a viabilidade de implantação dessas vontades”, destaca.  

Nesse sentido, ela acrescenta que: “é no Conselho de Patrimônio que se definem quais características representam a história e a memória da população local, portanto, é muito importante que os membros tenham conhecimento técnico e sensibilidade para olhar a história local e filtrar quais os elementos compõe a memória daquelas pessoas, trabalhando de forma a não preservar apenas edificações monumentais enquanto despreza os saberes locais que, muitas vezes, tiveram papel fundamental na formação da cidade”, comenta a docente. 

Além da inegável contribuição em benefício da sociedade, Julia ressalta a importância de participar do COMDEPAC para sua vida profissional. “O Arquiteto Urbanista é um agente de mudança na sociedade, e fazer parte deste conselho será uma grande oportunidade de poder participar mais de perto dos projetos de transformação da cidade! ”, diz. 

A alumni também menciona como o aprendizado adquirido na UniFAJ influenciou sua nomeação no Conselho de Santo Antônio de Posse. “A UniFAJ sempre incentivou a alimentar meu apreço pela área social da arquitetura, principalmente, com pelo corpo docente. Eles foram peças importantíssimas que mostravam diariamente o quanto poderíamos fazer diferença na vida das pessoas por meio da arquitetura, do micro ao macro”, enfatiza. 

Por fim, a orientadora pedagógica do curso também opina sobre a questão. “Para mim, como uma profissional que luta pelas pautas da preservação patrimonial, é muito gratificante saber que a cidade agora possui duas profissionais muito capacitadas tecnicamente, que estão aptas a identificar os problemas e oportunidades além de terem a sensibilidade e refinamento do olhar em identificar os elementos que representam a população do município”, conclui Fernanda. 

 

Vestibular Continuado

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

Crédito Foto: Prefeitura de Santo Antônio de Posse