Alumni do Grupo UniEduK é eleito vereador com a terceira maior votação em Jaguariúna

Alumni do Grupo UniEduK é eleito vereador com a terceira maior votação em Jaguariúna

Formado em Administração pela UniFAJ, Erivelton Marcos Proêncio, conhecido como Ton Proêncio, obteve 567 votos e conquistou uma das 13 cadeiras da Câmara Municipal para o quadriênio 2021-2024

 

Mais um alumni do Grupo UniEduK obteve êxito no ingresso à carreira política. Erivelton Marcos Proêncio, conhecido por Ton Proêncio, foi eleito vereador em Jaguariúna com a terceira maior votação das eleições 2020 no município. Ele conquistou 567 votos e irá ocupar uma das 13 cadeiras do Poder Legislativo jaguariunense no quadriênio 2021-2024.

Graduado em Administração pela UniFAJ (2018) e especializando em Economia Financeira pela Unicamp, Ton fala sobre a importância do estudo para uma carreira pública. “Acredito que o estudo em todas as esferas é fundamental para o desenvolvimento pessoal de qualquer ser humano, conhecimento liberta e dá poder para as pessoas tomarem decisões conscientes, inclusive de quem vai decidir a vida de milhares de pessoas, isso é, o político”, destaca.

Ele também considera que sua formação influenciou positivamente para seu ingresso na vida pública. “No meu caso, meu curso foi fundamental na campanha para o planejamento estratégico, gestão de pessoas e conflitos, além disso o Pitch para vender minhas propostas e ideias para as pessoas também foi muito pontual”, ressalta.

O vereador eleito acrescenta que a especialização também foi muito importante para ajudá-lo a construir políticas públicas relevantes. “Além disso também passei por diversos cursos e mentorias, como o curso dos Deputados Federais Marcel Van Hattem e Gilson Marques, a consultoria política do grupo Ideias Radicais e diversas aulas do RenovaBR, além do networking feito com diversos Deputados Federais e Estaduais eleitos por meio da força da renovação política vigente em nosso país”, explica Ton.

Outro ponto levantado por Ton é o benefício que a formação de um vereador pode trazer à população. “Não acredito em Poder Público, eu acredito em Administração Pública, também não acredito em políticos, acredito em bons gestores públicos. O maior desafio de um administrador é maximizar lucros, trabalhando com a eficiência dos recursos. Por que não levar isso para a Administração Pública? Podemos trocar maximizar lucros, por maximizar qualidade de vida para as pessoas, por exemplo”, argumenta.

Ton também apresenta um exemplo de como aprendizado adquirido na graduação na UniFAJ influenciou nas propostas de sua campanha eleitoral. “A necessidade do equilíbrio financeiro de uma empresa para que a mesma possa crescer de maneira sustentável, também é fundamental ser trabalhado na Administração Pública. Eu proponho a instituição de um teto de gastos para tornar mais previsível o orçamento da Prefeitura, impedir também que se gaste mais do que se arrecada. Portanto, os gastos da Prefeitura não deverão ser maiores que a inflação e empréstimos feitos não deverão atingir determinada porcentagem (a ser discutida) da arrecadação anual”, conta.

Por fim, o alumni de Administração comenta sobre sua experiência de vida marcada pelos estudos. “Eu sou a prova de que a educação, bons princípios e valores podem mudar a vida das pessoas. Sou neto de um gari casado com uma dona de casa e um mecânico de automóveis casado com uma faxineira. Meu pai é um funileiro de automóveis e minha mãe uma controladora de acesso de condomínios. Eu abri minha primeira empresa com 20 anos de idade, com 9 anos já me aventurava a fazer pipas e vender para os meninos da minha rua, aos 14 anos dava algumas aulas de violão para tirar um troquinho”, diz.  

E Ton complementa: “Sou o primeiro vereador de Jaguariúna a ganhar uma eleição sem usar fundo partidário e fundo eleitoral. Minha campanha foi feita com recursos próprios e com a doação voluntária de várias pessoas que acreditaram nas minhas ideias. Usei ferramentas como o crowdfunding e falei com muitas pessoas para que eu conseguisse empreender um projeto de renovação política em Jaguariúna, arrecadei cerca de R$ 13.000,00 e fui eleito com a 3ª maior votação das eleições em 2020, deixamos para trás vários nomes que já haviam sido políticos na cidade muitas vezes”, conclui.

Confira outras histórias de alumnis de sucesso:

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)