Alumni de Pedagogia do Grupo UniEduK é aprovada em mestrado na Unicamp

Alumni de Pedagogia do Grupo UniEduK é aprovada em mestrado na Unicamp

Formada em 2019 pela UniFAJ, Paula Renata Vianna de Souza submeteu à aprovação o tema “Projeto Escola sem Partido e os impactos sobre as políticas públicas de educação, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas”

ODS_04

 

 

 

*ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

 

A alumni de Pedagogia do Grupo UniEduK, Paula Renata Vianna de Sousa, comemora a sua mais recente conquista: a aprovação no mestrado da Unicamp. O tema do projeto de pesquisa apresentado por ela foi: “Projeto Escola sem Partido e os impactos sobre as políticas públicas de educação, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas”.

Formada pela UniFAJ em 2019, Paula Renata trabalha atualmente como analista de informações e designer na ADunicamp – seção sindical dos professores da Unicamp, no setor de imprensa. Ela também participa do Centro Cultural Esperança Vermelha (CCEV), que segundo a alumni tem se configurado como um centro de referência de educação popular e formação política em Campinas.

“Sou uma das fundadoras e colaboradoras do CCEV, atuando na organização das atividades educativas e culturais, no suporte técnico, no design gráfico, na produção audiovisual, na transmissão online, bem como na articulação dos canais e redes do CCEV”, conta Paula.

Confira a entrevista exclusiva que a alumni concedeu ao Grupo UniEduK:

 

Grupo UniEduK: Como foi o processo até sua aprovação no mestrado da Unicamp? Quais foram os principais desafios para essa conquista?

Paula Renata: “O projeto de pesquisa de mestrado, que apresentei na Unicamp, é resultado de um novo ponto de partida de meus estudos e trajetória acadêmica no curso de Pedagogia. Entre os anos de 2017 e 2018, participei do Programa de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), que resultou na produção do artigo “Escola sem Partido ou Escola Partida?”, sob orientação do professor doutor Leandro Eliel Pereira de Moraes. O referido mencionado foi publicado na revista acadêmica digital Intellectus”.

 

  • OPORTUNIDADE

Paula Renata: “Participar do Programa de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da UniFAJ, coordenado pela professora Ana Maria Sperandio, foi oportunidade ímpar de aprendizado e produção de conhecimento. Realizando esta modalidade de pesquisa acadêmica, pude compreender, a partir da prática e do exercício crítico e reflexivo, a complexidade e importância do desenvolvimento de uma pesquisa científica”.

 

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Paula Renata: “Em meu Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, aprofundei a análise bibliográfica sobre o Escola sem Partido, optando por focar especificamente nos efeitos das propostas do referido projeto sobre as escolas e sobre as práticas pedagógicas; no discurso de ódio, no silenciamento e no medo que o ideário do ESP impõe aos professores; e sobre o paralelo histórico do ESP com a Ditadura Militar, realizado por muitos dos autores estudados.

O TCC, realizado também sob orientação do professor Leandro Eliel, resultou na produção de novo artigo: “Escola Partida: os impactos do projeto Escola sem Partido sobre as práticas pedagógicas e o silenciamento, o medo e o discurso de ódio em relação aos/as professores/as”. Essas experiências acadêmicas permitiram comprovar a importância do tema “Escola sem Partido” na atualidade e na realidade educacional brasileira, e possibilitaram o necessário aprofundamento e análise bibliográfica acerca do objeto de estudos”.

 

  • LINHA DE PESQUISA

Paula Renata: “Ao longo do curso de Pedagogia, uma das minhas principais referências teóricas foi a Pedagogia Histórico-Crítica, cujo idealizador é o professor Dermeval Saviani. Procurei, portanto, na Faculdade de Educação da Unicamp, grupo e linha de pesquisa que desenvolvessem esta perspectiva educacional. Busquei contato com professores/as do HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, interessada em realizar mestrado na linha de pesquisa “Filosofia e História da Educação”, do programa de pós-graduação da Unicamp.

 

  • APOIO DOS PROFESSORES DA UNIFAJ

Paula Renata: “Vale ressaltar que, neste processo de conhecer a universidade e suas linhas de pesquisa em pós-graduação, bem como para entrar em contato com os professores/as da Unicamp, tive suporte e orientação do professor Leandro Eliel Pereira de Moraes e da professora Roseli Coutinho, que foram meus professores na UniFAJ e que continuam a me respaldar em minha trajetória de pedagoga em constante formação. A atenção e companheirismo do professor Leandro e da professora Roseli foram fundamentais para que eu ingressasse no mestrado da Unicamp e registro aqui um especial agradecimento a ambos”.

 

  • APROVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNICAMP

Paula Renata: “A partir do contato com os professores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi, do HISTEDBR, fui aprovada para cursar três disciplinas da pós-graduação, ao longo do ano passado. Esta foi uma grande oportunidade e processo de aprofundamento de estudos, que foi desafiador e fundamental para que eu amadurecesse e construísse meu projeto de mestrado. Foi muito rico estudar com professoras e professores do HISTEDBR e com os colegas da pós-graduação.

Vocês não imaginam a emoção que foi ter aulas com o professor Dermeval Saviani e o professor José Claudinei Lombardi, que são minhas referências bibliográficas e cuja atuação como educadores é para mim um norte de atuação crítica, comprometida e ética! ”.

 

  • PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO

Paula Renata: “Como continuidade deste processo de estudos e reflexão crítica, participei do processo seletivo em nível de mestrado/2021 do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, apresentando projeto de pesquisa cujo tema é “Projeto Escola sem Partido e os impactos sobre as políticas públicas de educação, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas”.

Sublinho aqui, e agradeço imensamente, a constante orientação e amizade do professor Leandro Eliel Pereira de Moraes, que esteve comigo em toda esta trajetória de construção de conhecimento, que continuou me orientando na elaboração deste projeto de mestrado e me instigando a prosseguir os estudos, mesmo diante deste grande desafio que é realizar o mestrado na Unicamp”.

 

  • OBJETIVO DO PROJETO DE MESTRADO

Paula Renata: “A teoria, como afirmava Marx, deve ser um instrumento de luta. Portanto, o intuito do projeto de mestrado é analisar o Projeto Escola sem Partido e os impactos sobre as políticas públicas de educação, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas, buscando compreender os elementos empíricos e teóricos da expressão do Escola sem Partido e os caminhos para o seu combate. Fui, agora em fevereiro, aprovada no processo seletivo da Unicamp e expresso aqui minha imensa satisfação diante desta oportunidade, bem como a grande responsabilidade que será desenvolver um processo de pesquisa nesta grande universidade pública”.

 

Vestibular Continuado

 

O Grupo UniEduK oferece mais de 25 opções de cursos diferentes nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio. São cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação e cursos técnicos nas cidades de Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP.

 

Inscreva-se! – Vestibular Continuado

 

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)