Alumni de Engenharia de Alimentos da UniFAJ conquista mestrado na UNICAMP

Alumni de Engenharia de Alimentos da UniFAJ conquista mestrado na UNICAMP

Natani de Paula Lima Amaro, Engenheira de Alimentos graduada pela UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna em 2014, defendeu sua dissertação de Mestrado realizado na Faculdade de Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 8 de março de 2019.

Sob o tema “Reformulação e Substituição da gordura parcialmente hidrogenada em coberturas culinárias (Análogos de requeijão)”, a aluna recebeu orientação do professor e doutor, Daniel Barrera Arellano e se tornou Mestra em Tecnologia de Alimentos.

Segundo a profissional, o interesse em fazer uma pós-graduação surgiu durante o curso Engenharia de Alimentos na UniFAJ. Incentivada na época pela sua professora e também orientadora de TCC, a doutora Vera Sônia Nunes da Silva que despertou em Natani o interesse pela pesquisa, o que resultou no artigo publicado na Revista Intellectus (N°30, Vol 2, 2015), intitulado: Características Físico-Químicas da Macaúba: Aplicação Tecnológica e Avaliação Sensorial.

No Mestrado, o tema de pesquisa foi decidido por ela juntamente com seu orientador Dr° Daniel, pensando no consumidor e na Indústria que produz o análogo de requeijão culinário.  O objetivo principal foi estudar a reformulação da cobertura culinária através da substituição da gordura vegetal hidrogenada por óleo de girassol alto oleico para redução do teor de ácidos graxos saturados, e a exclusão de ácidos graxos trans.  De modo a obter um produto mais saudável em relação ao disponível no mercado dentro desta categoria de alimentos.

O objetivo agora é publicar o trabalho em uma Revista Cientifica Internacional e também em uma Revista Técnica de acesso fácil à fabricante deste tipo de produto, com a finalidade de utilizarem os resultados deste estudo para alavancarem a produção.

A alumni relatou que o Mestrado somado a graduação, a deixou mais segura em sua carreira; com habilidades profissionais para enfrentar desafios, tanto na indústria de alimentos – na área de desenvolvimento de produtos, como na área de análise de alimentos.