Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Administração: uma das melhores carreiras do mercado

    Confira as diversas opções para quem deseja seguir a carreira em administração e seus desafios de mercado. 

    A carreira em administração é uma das mais tradicionais e procuradas pelos estudantes no cenário acadêmico brasileiro, sendo o 2º curso com maior procura no Brasil, segundo o MEC (2015). 

    Com o intuito de te ajudar a tomar a decisão sobre qual profissão escolher, realizamos este post. Dessa forma, você poderá tirar todas as dúvidas sobre a carreira de administrador e outras curiosidades. 

    Então, se o seu sonho é ser um administrador confira com a gente!

    O que é administrar?

    Administrar é planejar, organizar e gerir resultados coerentes com aqueles que foram planejados. Nas definições, encontramos também o verbo, liderar, afinal administradores devem ser líderes. 

    Ao escolher a carreira de administração, você pode eventualmente exercer um papel de liderança. Dessa forma, atuando no planejamento, organização e controle de operações da empresa.

    Parece muita coisa, não é mesmo? 

    Mas a verdade é que administrar ocorre em todas as áreas da sua vida. No planejamento financeiro a fim de adquirir um produto, solicitações de orçamento para comparação de preço, por exemplo. 

    Sendo assim, o primeiro passo para construir uma carreira na área de  administração está em você mesmo, a faculdade é consequência. 

    Como é o curso de Administração? 

    Para ser capaz de realizar as atividades mencionadas no item anterior, o estudante do curso de bacharel em administração passa por uma formação ampla e diversificada. 

    A princípio, o aluno estuda matérias básicas como direito, antropologia, língua portuguesa, economia e ética.

    Ao longo do curso, as matérias passam a se tornar mais específicas, como teoria geral da administração, gestão tributária, contabilidade de custos, análise de demonstrações contábeis, planejamento estratégico, administração da produção e entre outros.

    E, entre as disciplinas de formação complementar, estão o inglês, empreendedorismo, gestão de comércio, gestão e sustentabilidade e administração de cooperativas. 

    Além disso, em boa parte dos cursos, o aluno precisa cumprir um período mínimo de estágio obrigatório. 

    Levando em conta que a administração é composta por conhecimentos de diferentes áreas, permite uma série de possibilidades de atuação profissional, vamos te mostrar quais!

    Onde trabalhar com formação em administração?

    Uma das características mais marcantes da administração é por ser híbrida, ou seja, formada por teorias e técnicas não apenas do campo administração, mas também de outras áreas do conhecimento. 

    Assim, o profissional pode optar por se especializar em diversas áreas específicas, então vamos mostrar as 3 áreas em que o administrador pode atuar. 

    Áreas de atuação do administrador

    Recursos Humanos

    O administrador de RH realiza todo o planejamento, organização e gerenciamento de pessoal da empresa. Isso envolve estudo de sistema de trabalho para bom desempenho.

    Suas funções são: recrutamento e treinamento dos colaboradores, desenvolvimento de planos de carreira e salários, criação de programas de incentivo e processos demissionais. 

    Por se tratar de uma área que lida diretamente com pessoas, é fundamental que o profissional tenha habilidades interpessoais bem desenvolvidas.

    Assim, cursar uma pós-graduação em recursos humanos tende a aprimorar a formação básica do administrador. 

    Finanças

    Lidar com o planejamento e controle financeiro de uma empresa, sendo pública ou privada, é umas das principais atribuições de um administrador. 

    Suas funções são voltadas a saúde financeira da instituição, que inclui contabilidade, controle de caixa, estimação de custos de previsão de faturamento.

    Para exercer essas funções, é fundamental que o profissional tenha conhecimentos sólidos nas áreas de ciências contábeis, economia e matemática financeira.

    Marketing

    Em qualquer ramo de uma organização, o sucesso está diretamente ligado aos investimento e fortalecimento da marca.

    E é justamente o que o administrador terá como função, buscar estratégias eficientes para conquistar mercado.

    Para isso, o profissional lida com dados, métricas mercadológicas e traça planos de ação. 

    Logística

    Diferente das áreas de finanças e recursos humanos, a logística é um campo de atuação restrito ao ambiente industrial. O administrador que trabalha neste ramo gere toda a produção, como a compra de materiais, entrega ao comprador direto, estocagem e transporte. 

    Tendo em vista que o profissional deve ser capaz de garantir a eficiência do processo produtivo, é preciso que ele tenha conhecimento sobre os processos industriais, etapas de produção do produto desenvolvido. 

    Em geral, na administração, você precisar saber de tudo um pouco. O papel do administrador é obter resultados e para isso, é preciso obter conhecimento necessário seja para liderar uma equipe, seja para entender de forma geral o negócio da empresa. 

    Por fim, como toda profissão, requer estudo contínuo, para acompanhar mudanças de mercado, tendências e reunindo conhecimento para melhor tomada de decisões.

    Gostou? Quer saber mais sobre essa carreira? Acesse 


    Skip to content