Ação sociocultural atrai cerca de mil alunos no Campus II da UniFAJ

Ação sociocultural atrai cerca de mil alunos no Campus II da UniFAJ

Em parceria com a OSC Adesol (Associação de Desenvolvimento Social), a UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) promoveu uma ação sociocultural no Campus II, no dia 23 de maio, com intuito de conscientizar e levar informações aos estudantes, especialmente ao público com idades entre 20 e 25 anos, sobre a importância de se prevenirem das ISTs -Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A ação foi guiada por duas integrantes do “Esquadrão das Drags” (grupo capacitado pelo CRT – Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids da Secretaria do Estado da Saúde de SP), que discorreram sobre o assunto de forma divertida promovendo uma interação satisfatória entre os alunos e a equipe da Adesol.

A dupla passou em todas as salas de aula informando rapidamente sobre a prevenção das IST’S e convidando os alunos a participarem da ação que ocorreu durante o intervalo das aulas na carreta da Adesol. Durante o evento cerca mil alunos participaram, interagindo e demonstrando interesse na didática que estava sendo apresentada, tendo como resultado uma ação bastante positiva, já que, segundo Fernanda Buga, docente e colaboradora do TOM – Programa Sociocultural “mesmo que essa nova geração esteja vivendo o auge da era tecnológica/virtual falar sobre sexo, por mais natural que seja, ainda é um tabu. Portanto, usar meios diferenciados [através do humor] para abordar o tema, atinge positivamente a população jovem “, diz.

Além de sexo seguro, as Drags também discursaram sobre o uso do preservativo como um ato de amor próprio, bem como cuidados e manuseio do objeto, e preconceito quanto a identidade de gênero. “A interatividade durante o evento e a procura isolada pela nossa equipe para sanar dúvidas relativas ao tema, reforça a importância de darmos continuidade à ações deste tipo”, finaliza Fernanda.