O professor do curso de Medicina Veterinária da UniFAJ, André Nicolai, especialista em animais selvagens e anestesia, participou do processo de criação do livro Manual de Terapia Intensiva para Pinguins Recolhidos na Costa Brasileira, uma obra voltada ao bom atendimento e cuidado com as aves.
Segundo o docente, ele foi convidado pela idealista da obra, a Dra. Renata Haruto, há dois anos, quando o projeto foi iniciado, para compor o livro pelo fato de já ter atuado como palestrante no Congresso Latino-Americano de Emergências Veterinárias e em seu doutorado ter trabalhado com anestesia e frações inspiradas de oxigênio em pinguins. “Pude ter o prazer de colaborar e palpitar em praticamente todos os tópicos que compõem o protocolo. Pelo meu interesse nas áreas de anestesia e terapia intensiva pude discutir e elaborar os protocolos propostos junto a equipe”, conta o medico veterinário.
O projeto conta com cinco autores de vasta experiência na área e juntos elaboraram o manual que é o primeiro do país. O material está disponibilizado no site do IPRAM – Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos e a intenção dos autores é que a obra tenha alto número de alcance. “Só assim atingiremos o nosso objetivo real que é ajudar a melhorar o protocolo de atendimento dessas aves, salvando o maior número possível de pinguins”, revela o docente UniFAJ.
O Manual de Terapia Intensiva para Pinguins Recolhidos na Costa Brasileira também é indicado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do IBAMA, como um material de apoio ao plano nacional de conservação de aves marinhas.
Para ler a obra, basta acessar esse link.