Visita técnica leva alunos de Logística e Gestão Comercial a conhecer o Porto de Santos

Visita técnica leva alunos de Logística e Gestão Comercial a conhecer o Porto de Santos
Por Bruno Felisbino
O curso de Logística da FAJ teve um mês de setembro intenso de atividades práticas e visitas técnicas que permitiram aos alunos vivenciar aspectos importantes da profissão e conhecer projetos inovadores na área.

No dia 21, os alunos do 4º semestre de Logística e os de Gestão Comercial tiveram a oportunidade de visitar o Porto de Santos, em que puderam conhecer as instalações e algumas das operações do principal porto brasileiro e o maior da América Latina. Eles foram acompanhados pela coordenadora do curso de Logística, Profa. Ana Claudia de Almeida, e pelo Prof. dos cursos Alexandre Campos.

Durante a visita técnica, os estudantes presenciaram as operações de movimentação de contêineres e de carga e descarga de diversos tipos de mercadorias, como granéis e produtos químicos, em navios dos mais variados tipos e portes. Também acompanharam de perto a movimentação de contêineres no T37, um dos maiores terminais de contêineres da costa brasileira.

Além do passeio de escuna pelo canal do Porto, os estudantes visitaram o Museu do Café, cujo prédio é considerado um dos mais belos de Santos e abrigou a Bolsa Oficial do Café nos tempos de ouro desse produto no Brasil.

O itinerário seguido na visita foi o seguinte: Guarujá terminais (cais), Dow Química, Cutrale, Cargill, Teag, TGG, Santos Brasil e TEV, seguindo ate o Forte do Itapema, Lago Santa Rita, onde avista-se a Ilha de Barnabé; o retorno foi pelo lado de Santos, passando por vários terminais: Votorantim, Teaçu, Cosan, Copersucar, Armazéns Gerais, Cia dos Bandeirantes, Terminal de Passageiros (Concais), T-Grãos, Capitania dos Portos, Citrosuco Paulista, Libra, Caramuru.

VISITA À EMBRAPA

No dia 19, como parte das atividades práticas da disciplina Automação e Logística, ministrada pelo Prof. Alexandre Campos, os alunos do 4º. semestre de Logística visitaram a Embrapa para conhecer o projeto “FACE Climapest”, desenvolvido pela pesquisadora Raquel Guini, com o intuito de avaliar os impactos do aumento da concentração de CO2 no ar e a disponibilidade de água na cultura do café para a análise da vulnerabilidade e a elaboração de medidas de adaptação às mudanças climáticas.

O FACE Climapest, o primeiro no mundo sobre a cultura do café, teve início no projeto intitulado “Impacto das Mudanças Climáticas Globais sobre Problemas Fitossanitários – Climapest”, financiado pela Embrapa. O experimento está instalado na Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna, iniciado em agosto de 2011, com o objetivo de gerar dados em condições de campo para a cultura do café com e sem irrigação.

AULA MAGNA

No dia 17, foi realizada a Aula Magna do curso de Logística, ministrada pelo gerente de Logística e Supply Chain da Karcher do Brasil, Maurício Medeiros.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful