UniFAJ promove a 1ª edição do Hackathon

UniFAJ promove a 1ª edição do Hackathon

Entre os dias 17 e 19 de maio, foi realizado o primeiro Hackathon do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, organizado pelo 5º semestre de Ciência da Computação. A ação foi semelhante às maratonas que são organizadas pelos grandes grupos corporativos do país, que reúne hackers em um local durante horas, dias e até semanas dedicando-se a área de programação.

A atividade foi proposta pelo professor Rodrigo Rovaron que ministra a disciplina Integração profissional V para a turma e foi uma ação extracurricular. “É um trabalho a parte do curso, para eles montarem projetos e fomentar o espírito empreendedor deles”, comenta. No primeiro dia do evento, os alunos desenvolveram as ideias e no dia seguinte, todos os participantes foram ao anfiteatro do campus II para ouvir os líderes das propostas e posteriormente puderam inscrever-se na ideia que gostariam de colaborar. Encerrando a programação, no sábado (19), todos os integrantes dessa primeira edição do Hackathon, ficaram o dia todo na IES, desenvolvendo as ideias e divulgando. O grupo que conseguiu arrecadar mais verba venceu a maratona.

“É uma boa oportunidade. Os alunos precisam ser incentivados, às vezes eles têm boas ideias, mas não conseguem expor. A Integração Profissional (a disciplina) é muito bacana, as anteriores nós pudemos sair da faculdade, ir a outros lugares apresentar nossas ideias e podemos ajudar instituições de caridade”, revelou a aluna que fez parte da organização do evento, Raiane Siqueira.

Ao todo foram cinco projetos apresentados e o 1º lugar ficou a plataforma de aluguel de professores de tecnologia para ensino de manipulação de aplicativos e de suporte alimentar com bases de nutrição para regularizar alimentação. O 2º lugar foi ocupado pela proposta do aplicativo de Notícias Cômicas de Futebol, que foi publicado na Google Play como nome de Tiro de Canto FC e o 3º lugar ficou com o projeto Web Services, que é um app de serviços diversos de entrega e manutenção do lar.

Tanto para aluna quanto ao professor, o Hackathon tem o seu objetivo, além do aprendizado técnico, mas a interação entre os semestres e o empreendedorismo, tendo como proposta ser realizado todo semestre.

“O mercado vai ser assim para eles. Formas de contratações são feitas por eventos assim, as empresas organizam competições internas para selecionar candidatos”, concluiu.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful